Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18150
Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso publicitário de empreendedorismo do caderno PME do jornal O Estado de São Paulo
Autor: Figueiredo, Afonso Celso de Assis
Primeiro orientador: Santos, Elaine Cristina Prado dos
Primeiro membro da banca: Trevisan, Ana Lúcia
Segundo membro da banca: Sant´Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
Resumo: A mídia está bastante interessada na questão do empreendedorismo, devido à recente popularização de ideias e crenças em torno da atividade de criar e desenvolver negócios. O caderno Pequenas e Medias Empresas do Jornal O Estado de São Paulo, proeminente veículo jornalístico brasileiro, vem desenvolvendo um discurso publicitário acerca do empreendedorismo. Estudos de caso de veiculações do referido editorial são analisados conforme os conceitos de análise de discurso de Dominique Maingueneau, e também com base nos conceitos referentes a mito e fetiche, de Mircea Eliade e Massimo Canevacci, respectivamente. Além da hibriditização dos gêneros jornalístico e publicitário, as análises de discurso demonstram o emprego de representações míticas e do fetiche para o desenvolvimento de um discurso persuasivo, o que, em certo sentido, vem apoiar a emergente ideologia do empreendedorismo.
Abstract: The media are very interested in the issue of entrepreneurship because of the recent popularization of ideas and beliefs around the matter of creating and developing business. The caderno Pequenas e Medias Empresas do Jornal O Estado de São Paulo, a prominent Brazilian journalistic vehicle, has been developing an advertising discourse about entrepreneurship. Case studies of the aforementioned editorial are analyzed according to the concepts of discourse analysis by Dominique Maingueneau, and also based on the concepts referring to myth and fetish, by Mircea Eliade and Massimo Canevacci, respectively. In addition to the hybridization of the journalistic and advertising genres, discourse analyzes demonstrate the use of mythical representations and of the fetish for the development of a persuasive discourse, which in a sense supports the emerging ideology of entrepreneurship.
Palavras-chave: mito;  fetiche;  discurso publicitário;  discurso jornalístico;  caderno PME
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: FIGUEIREDO, Afonso Celso de Assis. O discurso publicitário de empreendedorismo do caderno PME do jornal O Estado de São Paulo. 2017. 103 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3229
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18150
Data de defesa: 21-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3229/5/Afonso%20Celso%20de%20Assis%20Figueiredo.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.