Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18144
Tipo do documento: Dissertação
Título: God of war – do game ao livro: um mito para duas narrativas
Autor: Almeida, Luciano Aparecido Borges
Primeiro orientador: Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Primeiro membro da banca: Santos, Elaine Cristina Prado dos
Segundo membro da banca: Diogenes, Nivaldo Medeiros
Resumo: O game God of war (parte 1), corpus desta pesquisa, é o ponto de partida desta investigação, cujo objetivo é examinar a jornada do herói, o monomito proposto por Campbell, e a sua aplicação como padrão narrativo estruturante do enredo também para o romance homônimo, sem perder de vista o diálogo que os textos estabelecem com a Mitologia Grega. A importância de realizar este estudo está na contribuição que se pretende dar para o entendimento dos elementos narrativos míticos que se configuram em mídias, como a digital e a impressa, que compartilham uma mesma história, que encontra formas distintas de expressão, uma vez que os elementos narrativos do game (a interatividade, a não linearidade, resultado da ação do jogador e a imersão), em alguma medida, diferem dos tradicionais (personagens, narrador, tempo e espaço) que caracterizam o romance. A perspectiva deste trabalho é a da intertextualidade, em que se analisa a presença efetiva de um texto em outro. Para realizar esta tarefa, os estudos de Gérard Genette, Joseph Campbell e Junito de Souza Brandão oferecem a fundamentação teórica necessária para o exame dos textos, que privilegiará tanto a análise de textos verbais quanto os textos audiovisuais.
Abstract: El juego Dios de la guerra (parte 1), corpus de este estudio, es el punto de partida de esta investigación, cuyo objetivo es examinar el viaje del héroe, el monomito propuesto por Campbell, y su aplicación como patrón narrativo estructural de la trama también para la novela homónima, sin perder de vista el diálogo que los textos establecen con la mitología griega. La importancia de la realización de este estudio radica en la contribución que pretende dar para la comprensión de los elementos narrativos míticos configurados en medios de comunicación digitales e impresos, que comparten una historia común con distintas formas de expresión, ya que los elementos de la narrativa del juego (interactividad, no linealidad, resultado de la acción del jugador e inmersión) en cierta medida difieren de los tradicionales que caracterizan la novela (personajes, narrador, tiempo y espacio). La perspectiva de este trabajo es la intertextualidad, en la cual se examina la presencia efectiva de un texto en otro. A fin de realizar esa tarea, los estudios de Gérard Genette, Joseph Campbell y Souza Brandão Junito ofrecen la base teórica necesaria para el abordaje de los textos, que privilegia el análisis de textos tanto verbales como audiovisuales.
Palavras-chave: mitologia greco-romana;  game;  romance;  intertextualidade;  monomito
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: ALMEIDA, Luciano Aparecido Borges. God of war – do game ao livro: um mito para duas narrativas. 2017. 121 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3097
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18144
Data de defesa: 9-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3097/5/Luciano%20Aparecido%20Borges%20de%20Almeida.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.