Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18143
Tipo do documento: Dissertação
Título: Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários
Autor: Rezende, Daniel Camilo Marques de
Primeiro orientador: Batista, Ronaldo de Oliveira
Primeiro membro da banca: Brito, Regina Helena Pires de
Segundo membro da banca: Tocaia, Luciano Magnoni
Resumo: Esta pesquisa, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob o nº 2014/07446-7, tem como objetivo observar como se dá a produção dos sentidos e a busca pelos efeitos de persuasão no discurso publicitário. A partir de duas linhas teóricas distintas, da Análise do Discurso e da Pragmática, buscou-se analisar as peças publicitárias televisivas – objeto de estudo adotado –, observando de que forma a sua elaboração (a linguagem empregada, o processo de construção das suas cenas, as informações implicitadas) e sua forma de transmissão das mensagens são pensadas de modo a levar seu público a realizar o que está sendo proposto. Por meio de conceitos como cenas enunciativas, ethos, relevância, inferência, foi possível evidenciar como cada campanha adota procedimentos específicos em função da audiência que pretende persuadir, explorando tanto os elementos típicos da organização discursiva – como interação verbal entre os sujeitos usuários da linguagem, inseridos em situações e contextos específicos de práticas comunicativas, ancoradas em uma dimensão social, histórica e ideológica – quanto os procedimentos cognitivos de compreensão, guiados pela relevância, e os cálculos inferenciais dedutivos.
Abstract: This research, financed by FAPESP (São Paulo Research Foundation), under No. 2014/07446-7, has as its main goal the observation of the production of meaning and the search for effects of persuasion in the advertising discourse. Based on two distinct theoretical streams, Discourse Analysis and Pragmatics, we sought to analyze television advertisements – adopted as study object –, observing how its elaboration (the language used, the process of construction of the scenes of enunciation, the implicated information) and its way of transmitting the messages are designed in order to make your audience attend to what is being proposed. Through concepts like enunciation scenes, ethos, relevance, inference, it was possible to demonstrate how each campaign adopts specific procedures depending on the audience it wants to persuade, exploring both the typical elements of discursive organization – seen as verbal interaction between the language users, inserted in specific situations and contexts of communicative practices, anchored in a social, historical and ideological dimension – and the cognitive procedures of comprehension, guided by relevance, and the deductive inferential calculations.
Palavras-chave: discurso publicitário;  cenas da enunciação;  teoria da relevância
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: REZENDE, Daniel Camilo Marques de. Significação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitários. 2016. 102 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3085
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18143
Data de defesa: 9-Jun-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3085/5/Daniel%20Camilo%20Marques%20de%20Rezende.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.