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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção do fantástico na novela La invención de morel, de Adolfo Bioy Casares
Autor: Calviño, Mariana Fogaça
Primeiro orientador: Trevisan, Ana Lúcia
Primeiro membro da banca: Mattos, Cristine Fickelscherer de
Segundo membro da banca: Philippov, Renata
Resumo: A justaposição do mundo postulado como real e do postulado como irreal é um pressuposto reflexivo importante para o estudo da Literatura Fantástica. O estudo das relações que unem esses dois mundos é um dos objetivos deste trabalho, que apresenta uma análise dos caminhos literários traçados por Bioy Casares para a construção da novela La invención de Morel (1940). As imagens do insólito, bem como os elementos narrativos da novela que corroboraram para os efeitos do fantástico, constituem os parâmetros interpretativos propostos aqui. No texto de Bioy Casares, o leitor também é figura essencial, pois, é participe dos acontecimentos insólitos, na medida em que se desenvolvem as estratégias narrativas de aproximação entre os leitores e o narrador. Tais estratégias provocam os efeitos do suspense, que são cruciais para a elaboração da atmosfera do fantástico, nesse sentido, o relato se constitui pela dúvida constante do narrador e pela presença insólita de uma máquina capaz de recriar uma realidade de simulacro. Os estudos de T. Todorov (Todorov, 2012), Davi Arrigucci (Arrigucci Jr, 1995), David Roas (Roas, 2001), Jaime Alazraki (Alazraki, 2001) e Rosalba Campra (Campra, 2001) são fundamentais para entender as formas de composição da narrativa fantástica.
Abstract: La yuxtaposición del mundo postulado como real y del postulado como irreal es un presupuesto reflexivo importante para el estudio de la Literatura Fantástica. El estudio de las relaciones que unen estos dos mundos es uno de los objetivos de este trabajo, que presenta un análisis de los caminos literarios trazados por Bioy Casares para la construcción de la novela La invención de Morel (1940). Las imágenes del insólito, así como los elementos narrativos de la novela que corroboraran para los efectos de lo fantástico, constituyen los parámetros interpretativos propuestos aquí. En el texto de Bioy Casares, el lector también es figura esencial, pues, es partícipe de los acontecimientos insólitos, en la medida que se desarrollan las estrategias narrativas de aproximación entre los lectores y el narrador. Tales estrategias provocan los efectos del suspense, que son cruciales para la elaboración de la atmosfera de lo fantástico, en ese sentido, el relato se constituye por la duda constante del narrador y por la presencia insólita de una máquina capaz de recriar una realidad de simulacro. Los estudios de T. Todorov (Todorov, 2012), Davi Arrigucci (Arrigucci Jr, 1995), David Roas (Roas, 2001), Jaime Alazraki (Alazraki, 2001) y Rosalba Campra (Campra, 2001) son fundamentales para entender las formas de composición de la narrativa fantástica.
Palavras-chave: narrativa;  fantástico;  insólito
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: CALVIÑO, Mariana Fogaça. A construção do fantástico na novela La invención de morel, de Adolfo Bioy Casares. 2015. 103 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3071
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18141
Data de defesa: 15-Set-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3071/5/Mariana%20Foga%C3%A7a%20Calvi%C3%B1o.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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