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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Língua Espanhola: o uso de brincadeiras tradicionais como recurso para a aprendizagem no ensino fundamental
Autor: Oliani, Elaine Gomes Viacek
Primeiro orientador: Vasconcelos , Maria Lucia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Martins, Valéria Bussola
Segundo membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: O Ensino de língua espanhola no Ensino Fundamental faz-se cada vez mais presente nas escolas públicas e particulares no Brasil, embora nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) não conste como uma disciplina obrigatória para essa faixa etária escolar. Encontrase nesta pesquisa o relato de dois estudos de caso que têm como foco o ensino e a aprendizagem da língua espanhola a partir de uma sequência didática que resulta na prática de duas brincadeiras tradicionais de países de língua castelhana: o Pelele festejado na Espanha e a tradição da Piñata realizada no México. Foi possível, a partir das experiências vivenciadas por grupos de alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental em uma escola particular de São Paulo, analisar e refletir sobre a importância do elemento lúdico nessa fase escolar e a consciência da riqueza cultural de outros países como fonte inspiradora para a valorização da própria cultura lúdica. As brincadeiras relatadas nesta pesquisa, qualificadas como atividades que envolvem o trabalho coletivo, também proporcionaram um inestimável registro dos alunos com relação à postura reflexiva e crítica do educador que, neste trabalho, foi discutida à luz de conceitos encontrados na obra do educador brasileiro Paulo Freire (2014). Por fim, com base nos estudos relatados, foi possível concluir que, o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira fundamentados na estratégia do uso de brincadeiras tradicionais com alunos do Ensino Fundamental, ultrapassam os conhecimentos linguísticos do idioma pois promovem ações que valorizam a cultura própria e de outros países e as relações humanas ancoradas no respeito mútuo.
Abstract: Spanish language teaching in primary education is becoming more present in public and private schools in Brazil, although it does not appear as a compulsory subject for this school age in the Brazilian National Curriculum Parameters (1998). This works reports two case studies that focus on Spanish language teaching and learning from a teaching sequence that results in the practice of two traditional games from Spanish-speaking countries: the Pelele, celebrated in Spain, and the Piñata tradition of Mexico. From the experiences lived by groups of students from the 3rd and 4th year of elementary school in a private school in São Paulo, it was possible to analyze and reflect on the importance of playfulness and games in this school age and the awareness of cultural wealth of other countries as a source of inspiration for the development of the student’s own play culture. The games reported in this research, qualified as activities involving collective work, also provided an invaluable record of the students with regard to the reflexive stance and criticism of the educator that, in this study, was discussed in the light of concepts found in the work proposed by Brazilian educator Paulo Freire (2014). Finally, based on the reported studies, it was possible to conclude that elementary school student education and foreign language learning based on the strategy of the use of traditional games go beyond the linguistic knowledge of the language, since they promote actions that value the student’s own culture, that of other countries and human relations anchored in mutual respect.
Palavras-chave: língua espanhola;  brincadeiras tradicionais;  cultura;  ensino;  professor crítico
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: OLIANI, Elaine Gomes Viacek. Ensino de Língua Espanhola: o uso de brincadeiras tradicionais como recurso para a aprendizagem no ensino fundamental. 2016. 146 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3013
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18121
Data de defesa: 17-Ago-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3013/5/Elaine%20Gomes%20Viacek%20Oliani.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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