Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18115
Tipo do documento: Dissertação
Título: Figurações do romance de formação e recursos discursivos em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
Autor: Jeronimo, Thiago Cavalcante
Primeiro orientador: Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Primeiro membro da banca: Amaral, Gloria Carneiro do
Segundo membro da banca: Iannace, Ricardo
Resumo: A importância da renovação narrativa trazida por Clarice Lispector é inegável, não obstante a dificuldade que se interpõe, desde sua estreia, em enquadrá-la nos protótipos da literatura nacional. Busca-se nesta pesquisa uma intervenção valorativa acerca do romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, um texto em simbiose com todo o processo escritural da autora. Examina-se a trajetória da protagonista Loreley na sua busca de ser e estar no mundo, sua construção identitária desencadeada numa consciência de liberdade íntima e social. As análises interpretativas alcançam a fortuna crítica de Clarice Lispector; as epígrafes desse romance; a reformulação do romance de formação alemão – Bildungsroman – à realidade do corpus; as contribuições de Mikhail Bakhtin acerca dos recursos discursivos inscritos na narrativa e as variantes do diálogo socrático; a junção do corpo da protagonista em interação com a natureza.
Abstract: The importance the Narrative of Renewal brought by Clarice Lispector is undeniable, despite the difficulty in framing it in the prototypes of the national literature since her debut. This work searches an evaluative intervention on the novel The apprenticeship or the book of delight, a text in symbiosis with all the entry process of the author. It examines the trajectory of Loreley, the protagonist, in her search for being in the world and her identity construction triggered in an intimate and social freedom consciousness. Interpretative analyzes reach the critical fortune of Clarice Lispector; the epigraphs of this novel; the reformulation of the German Novel of Formation - Bildungsroman - the reality of the corpus; the contributions of Mikahil Bakhtin about subscribers discursive resources in the narrative and the Socratic dialogue variants; the interaction with the protagonist's body protagonist with nature.
Palavras-chave: Clarice Lispector;  literatura brasileira;  romance de formação;  bildungsroman;  recursos discursivos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Programa: Letras
Citação: JERONIMO, Thiago Cavalcante. Figurações do romance de formação e recursos discursivos em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 2016. São Paulo. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3014
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18115
Data de defesa: 17-Ago-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3014/5/Thiago%20Cavalcante%20Jeronimo.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.