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Tipo do documento: Dissertação
Título: Literácia financeira e endividamento pessoal: um estudo com alunos de cursos da área de negócios
Autor: Lima, Marcelo Prudêncio de
Primeiro orientador: Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelho
Primeiro membro da banca: Forte, Denis
Segundo membro da banca: Silva, Dirceu da
Resumo: Após o início da grande recessão nos Estados Unidos deflagrada em setembro de 2008, a economia mundial sofreu os primeiros abalos da crise financeira internacional. Nesse contexto, mudanças econômicas, sociais e tecnológicas crescentes em todo o mundo apontaram para a urgência da implementação de ações governamentais com o objetivo de educar financeiramente as populações. Uma série de projetos internacionais foram criados diante dessas crises financeiras com o principal objetivo a consciencialização em nível mundial para a importância da educação financeira. A preocupação com os níveis de literácia financeira da população relaciona-se à constatação de que nem todas as pessoas físicas têm um amplo conhecimento dos assuntos financeiros que podem afetar seu patrimônio pessoal, e as consequências dessa desinformação são os níveis elevados de endividamento pessoal. O presente estudo tem como objetivo: Analisar a relação entre o nível de conhecimento financeiro, comportamento financeiro, endividamento pessoal e conhecimento econômico de alunos de graduação da área de negócios de uma Universidade localizada na cidade de São Paulo, e quais são os fatores que afetam essa relação. Para este efeito utilizou-se a metodologia (quantitativa), questionário com 56 questões, escalas nominais e ordinais (supostas como métricas). Amostra (709 alunos de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de São Paulo). No tratamento dos dados utilizando-se estatística descritiva e multivariada (equações estruturais), com o apoio dos softwares SPSS, versão 19, e R (método Lavaan). Os principais resultados mostram uma proposta para a modelagem da variável Literácia Financeira e que não há relação entre o endividamento do sujeito e o seu nível médio de conhecimento financeiro. Este estudo se justifica tanto na contemporaneidade do tema bem como na lacuna de estudos científicos sobre esse tema no Brasil.
Abstract: After the start of the great recession in the United States held on September 2008, the world economy suffered the first threats of the global financial crisis. In this context, increasing economic, social and technological changes in the world pointed to the urgency of the implementation of governmental actions aiming to financially educate the population. A series of international projects have been created due to these financial crises with the main objective to raise awareness worldwide of the importance of financial education. The concern about the levels of financial literacy of the population is related to the fact that not all individuals have a broad knowledge of financial issues which may affect their personal assets, and the consequences of this not understanding remit to high levels of personal debt. This study aims to analyze the relationship between the level of financial literacy and individual financial debt of undergraduate students in Business courses at University in Sao Paulo and the factors, which affect this relationship. For this purpose, the quantitative methodology was used, questionnaire with 56 questions, nominal and ordinal scales assumed as metric. The research was composed of a sample 709 students from an undergraduate Education Institution in the city of São Paulo. In the data treatment, descriptive and multivariate statistics structural equations were used, with the support of software SPSS, version 19, and R Lavaan Method. The main results showed a proposal for the modeling of the Financial Literacy variable that there was no relation between the subject's indebtedness and his / her average level of financial knowledge. This study is relevant both on the Contemporaneity of the theme as well as the gap of the scientific studies on this subject in Brazil.
Palavras-chave: literácia financeira;  educação financeira;  endividamento;  finanças pessoais;  instituição de ensino superior;  conhecimento financeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Controladoria Empresarial
Citação: LIMA, Marcelo Prudêncio de. Literácia financeira e endividamento pessoal : um estudo com alunos de cursos da área de negócios. 2016. 139 f. Dissertação (Controladoria Empresarial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3173
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18087
Data de defesa: 8-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3173/5/MARCELO%20PRUD%C3%8ANCIO%20DE%20LIMA.pdf
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