Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18078
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias para o crescimento empresarial: um estudo da indústria do cimento da Colômbia
Autor: Peña Romero, Jennifer Paola
Primeiro orientador: Zilber, Moisés Ari
Primeiro membro da banca: Popadiuk, Silvio
Segundo membro da banca: Ikeda, Ana Akemi
Resumo: As estratégias podem ser usadas para atingir o crescimento e o desempenho empresarial. Segundo os pressupostos sobre planejamento estratégico, as estratégias são aquelas regras e diretrizes que vão orientar, darão coerência e darão direção ao processo de desenvolvimento de uma organização que esta competindo num mercado, através da exploração de seus recursos e buscando obter vantagem competitiva. Porém, para poder definir, selecionar e implantar as estratégias que poderão ser bem-sucedidas no mercado e poderão auxiliar às empresas na obtenção de posicionamento e dos lucros desejados, as companhias precisam conhecer seu entorno tanto externo quanto interno. Uma vez a empresa tenha conhecido o seu entorno poderá escolher entre diversas alternativas estratégicas como: i) estratégias no âmbito do negócio, para tomar ou ganhar vantagem competitiva num único mercado ou setor; ii) estratégias de crescimento, para ampliar a lucratividade; e iii) estratégias de inovação para criar novas possibilidades nos processos estratégicos. Assim, considerando todos esses aspectos dos processos de planejamento estratégico, é que surgiu o interesse deste estudo por fazer uma pesquisa no setor do cimento da Colômbia para tentar entender quais são as estratégias usadas pelas empresas para atingir o crescimento empresarial, levando em conta que esta é uma indústria que tem um processo de produção e uma segmentação pouco diferenciada entre as empresas e vende um produto considerado um commodity. Para tanto, foi adotada uma estratégia de pesquisa exploratória qualitativa e para a coleta de dados, foram usadas entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro feitas a 7 entrevistados (4 gestores de empresas de cimento e 3 distribuidores exclusivos de cimento). Conclui-se que o fator governamental é um dos fatores principais que tem contribuído para impulsionar o crescimento da demanda do cimento na Colômbia, além disso, que as empresas usam estratégias de foco em suas operações diárias, dados os altos custos de investimento para a operação de uma fábrica de cimento, mas, para atingir o crescimento têm usado estratégias de desenvolvimento de mercado penetrando nichos dos concorrentes, ampliando seu portfólio de produtos ou fazendo uma expansão geográfica e também têm precisado da estratégia de inovação para melhorar seus processos, equipamentos e serviços. Cabe destacar que essas estratégias usadas pelas empresas de cimento para atingir o crescimento empresarial não são usadas isoladamente, ao contrário todas são desenvolvidas e trabalhadas em conjunto para obter os melhores resultados.
Abstract: The strategies can be used to achieve growth and business performance. According to the assumptions about strategic planning, strategies are those rules and guidelines that will guide, will give coherence and direction to an organization development process that competing in a market, by exploiting its resources and seeking competitive advantage. However, in order to define, select and implement the strategies that can be successful in the market and can assist businesses in obtaining the desired positioning and profits, companies need to know your surroundings both external and internal. Once the company has known its surroundings can choose between different strategic alternatives as: i) strategies within the business, to make or gain competitive advantage in one market or sector; ii) growth strategies to expand profitability; and iii) innovation strategies to create new possibilities in strategic processes. So, considering all these aspects of the strategic planning process, grow up the interest of this study to understand what are the strategies used by the Colombians cement companies to achieve business growth, taking into account that this is an industry that has a production process and a segmentation poorly differentiated between enterprises and they sell a product considered a commodity. Therefore, an exploratory and qualitative research strategy was adopted and data collection was made with a semi-structured interviews based on script, interviewing seven people (4 managers of cement companies and 3 exclusive distributors of cement). It concludes that the government factor is a major factor that has contributed to boost the growth of cement demand in Colombia, moreover, that enterprises use focused strategies in their daily operations because the high investment for the operation of a cement plant, but to achieve growth have used market development strategies penetrating niche competitors, expanding its product portfolio or making a geographical expansion and also have needed the innovation strategy to improve their processes, equipment and services. Finally, it should be noted that these strategies used by cement companies to achieve business growth are not used alone, unlike all are developed and worked together to get the best results.
Palavras-chave: crescimento;  estratégias de negócio;  estratégias de crescimento;  estratégia de inovação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Programa: Administração de Empresas
Citação: PEÑA ROMERO, Jennifer Paola. Estratégias para o crescimento empresarial : um estudo da indústria do cimento da Colômbia. 2015. 176 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3202
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18078
Data de defesa: 1-Out-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3202/5/Jennifer%20Pe%C3%B1a.pdf
Aparece nas coleções:Administração de Empresas - Dissertações - CCSA Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.