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Tipo do documento: Tese
Título: Fatores educacionais e psicossociais associados a indicadores de deficiências de crianças/adolescentes de quatro municípios brasileiros
Autor: Zaqueu, Livia da Conceição Costa
Primeiro orientador: Paula, Cristiane Silvestre de
Primeiro membro da banca: Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Segundo membro da banca: Brunoni, Decio
Terceiro membro da banca: Franco, Vitor Daniel Ferreira
Quarto membro da banca: Arita, Fernando Norio
Resumo: A presente tese teve como objetivos: (1) Estimar a taxa de indicadores de risco de deficiência global e de acordo com quatro tipos (intelectual, visual, motora e auditiva) numa amostra de escolares de 6 a 16 anos de quatro municípios pertencentes a quatro regiões do Brasil; (2) Conhecer fatores educacionais e psicossociais dessa mesma amostra de crianças e adolescentes associados aos quatro tipos de indicadores de risco de deficiência. Quanto ao método, trata-se de um estudo de corte transversal. Os instrumentos utilizados foram: Ten Questions Questionnaire composto por 10 perguntas para detectar indicadores de deficiência; questionário sociodemografico; Teste de Desempenho Acadêmico; Kiddie-Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia-Present and Lifetime (K-SADS), para diagnóstico psiquiátrico. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC III) para avaliar a capacidade intelectiva de crianças. A frequência de indicadores de deficiência foi de 41,4% (N=694). A maior porcentagem foi de deficiência intelectual (24,8%), seguida de visual (15,1%). O modelo final de regressão logística constatou associações estatisticamente significantes: (1) de deficiência visual com depressão (p=0,006) e desempenho acadêmico (p=0,030); (2) de deficiência auditiva com punição física (p=0,003); (3) de deficiência intelectual com ansiedade (p=0,002), depressão (p=0,007), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (p<0,001), repetência (p<0,001) e desempenho acadêmico (p<0,001); e (4) de deficiência motora com repetência (p=0,032). Conclui-se que diferentes fatores psicossociais e educacionais estão associados a diferentes indicadores de deficiências, de modo que intervenções específicas e atendimento educacional especializado se fazem necessários frente a cada necessidade apresentada por crianças/adolescentes, tanto no âmbito educacional quanto no da saúde mental.
Abstract: This thesis aimed to: (1) To estimate the risk indicators of rate of disability and according to four types (intellectual, visual, motor and auditory) in a sample of school children 6 to 16 years in four cities from four regions of Brazil; (2) Know educational and psychosocial factors of the same sample of children and adolescents associated with the four types of disability risk indicators. The method consists of cross-sectional study. The following instruments were used: Ten Questions Questionnaire consisting of 10 questions to detect disability indicators; sociodemographic questionnaire; Academic Performance Test; Kiddie-Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia-Present and Lifetime (K-SADS) for psychiatric diagnosis. Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III) to assess the intellectual capacity of children. The prevalence of disability indicators was 41.4% (N=694). The highest percentage was of intellectual disabilities (24.8%), followed by visual (15.1%). Logistic regression revealed statistically significant associations between: (1) visual disability and depression (p=0.006) and academic performance (p=0.030); (2) hearing disability and physical punishment (p = 0.003); (3) intellectual disability and anxiety (p = 0.002), depression (p = 0.007), attention deficit disorder and hyperactivity (p<0.001), repetition (p<0.001) and academic performance (p<0.001); (4) motor and academic performance (p=0.032). We concluded that different psychosocial and educational factors were associated with different indicators of disabilities, thus requiring specific interventions and specialized educational care for the specific needs presented by children/adolescents, both in educational and mental health spheres.
Palavras-chave: deficiência;  prevalência;  criança;  adolescente;  estudos transversais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: ZAQUEU, Livia da Conceição Costa. Fatores educacionais e psicossociais associados a indicadores de deficiências de crianças/adolescentes de quatro municípios brasileiros. 2015. 129 f. Tese (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3003
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18065
Data de defesa: 24-Set-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3003/5/Livia%20da%20Concei%C3%A7%C3%A3o%20Costa%20Zaqueu.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis

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