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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiccas, Camila-
dc.date.accessioned2017-02-02T15:42:24Z-
dc.date.issued2015-08-18-
dc.identifier.citationMICCAS, Camila. Adaptação cultural para o Brasil da matriz de avaliação das atividades e participação para autismo (MAAPA). 2015. 138 f. Tese (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3004-
dc.description.abstractThe Matrix of Assessment of Activities and Participation (MAAPA) is a tool developed with grounded on the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY), which assesses children with autismo, aged between 0 and 6 years and was developed in Portugal. The present research aimed to accomplish the cultural adaptation of the instrument described above for the Portuguese of Brazil and check its applicability to the Brazilian population through the use of MAAPA to evaluate children diagnosed with autism and signs of autism, who attend the schools of early childhood education and elementary school in the city of Barueri. The process of cultural adaptation of the instrument follow the rules indicated in the reference literature, namely, evaluation by expert judges and technical use "Focus Group". To evaluate the applicability of the instrument to the Brazilian population, the same was used by three different observers, assessing the same group of children. The main results were: specific adaptations in terms and expressions after evaluation of the instrument by the judges and experts also after the use of the technique of the "focus group", making the instrument more clear and easy to understand for the Brazilian population. As to the applicability of MAAPA, the instrument was shown to be sensitive, identifying differences in the results of the three observers and able to draw a map specific functional of each student, allowing the teacher to perform with greater knowledge planning and interventionseng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCIF-CJpor
dc.subjectautismopor
dc.subjectavaliaçãopor
dc.subjecteducação básicapor
dc.titleAdaptação cultural para o Brasil da matriz de avaliação das atividades e participação para autismo (MAAPA)por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)por
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoA Matriz de Avaliação das Atividades e Participação para Autismo (MAAPA) é um instrumento elaborado com fundamentação na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ), que avalia crianças com autismo com idade entre 0 e 6 anos e foi desenvolvido em Portugal. A presente pesquisa teve por objetivo realizar a adaptação cultural do instrumento acima descrito para o português do Brasil e verificar sua aplicabilidade para a população brasileira através da utilização da MAAPA para avaliar crianças diagnosticadas com autismo e sinais de autismo, que frequentam as escolas de educação infantil e ensino fundamental do município de Barueri. O processo de adaptação cultural do instrumento seguiu as normas indicadas na literatura de referência, a saber, avaliação por juízes peritos e uso da técnica “Grupo Focal”. Para avaliar a aplicabilidade do instrumento para a população brasileira, o mesmo foi utilizado por três diferentes observadores, avaliando o mesmo grupo de crianças. Os principais resultados foram: adaptações específicas em termos e expressões após a avaliação do instrumento pelos juízes especialistas e também após o uso da técnica do “Grupo Focal”, tornando o instrumento mais claro e de fácil entendimento para a população brasileira. Quanto à aplicabilidade da MAAPA, o instrumento mostrou-se sensível, identificando diferenças nos resultados dos três observadores e capaz de desenhar um mapa funcional específico de cada aluno, permitindo ao professor realizar com maior conhecimento os planejamentos e intervenções.por
dc.contributor.advisor-co1Brunoni, Decio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6245382294135211por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1761625866226411por
dc.contributor.advisor1D'Antino, Maria Eloisa Famá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820por
dc.contributor.referee1Schwartzman, José Salomão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1470693655000888por
dc.contributor.referee2Assis, Silvana Maria Blascovi de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412por
dc.contributor.referee3Buchalla, Cassia Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0443197834794678por
dc.contributor.referee4Mendes, Eniceia Goncalves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897627554738983por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12869/Camila%20Miccas.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3004/5/Camila%20Miccas.pdf
dc.keywordsICF-CYeng
dc.keywordsautismeng
dc.keywordsassessmenteng
dc.keywordsbasic educationeng
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis

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