Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18063
Tipo do documento: Tese
Título: Produção e avaliação de video documental como recurso de orientação para pais e cuidadores de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
Autor: Lima Junior, Ismael de
Primeiro orientador: Carvalho, Sueli Galego de
Primeiro membro da banca: Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
Segundo membro da banca: Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Terceiro membro da banca: Martins, Edna
Quarto membro da banca: Vóvio, Claudia Lemos
Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de produzir e avaliar um vídeo informativo e de orientação direcionado a pais e cuidadores sobre o manejo comportamental de pessoas com Síndrome de Williams-Beuren. E, também, responder à problemática: “como contribuir científica e socialmente com o público que convive e trabalha com indivíduos com a SWB?”. A revisão (pesquisa) bibliográfica permitiu a posse de informações sobre a SWB que constam nos trabalhos realizados por pesquisadores relacionados em nosso Referencial Teórico. A Síndrome é rara e está associada a fenótipos neurocognitivos e comportamentais que devem ser entendidos como a base para a pesquisa de padrões comportamentais, emocionais e cognitivos, sem desconsiderar a influência do ambiente e sua ligação com o déficit intelectual. Através do conhecimento dos sintomas, é possível ajudar no diagnóstico precoce, proporcionando melhor manejo com o indivíduo e melhora na qualidade de vida. Para contribuir, desenvolvemos e produzimos um vídeo reportagem de orientação para pais/cuidadores, tendo como objeto central a disseminação de informações e cuidados com indivíduos com a Síndrome de Williams-Beuren. O vídeo foi disponibilizado a pais e cuidadores, após ser avaliado pelos profissionais, graduandos e pós-graduandos. O processo que teve por objetivo encontrar resposta para a questão “Como contribuir ?” Chegou ao seu término após a avaliação de todos os grupos, que responderam a perguntas sobre a eficácia das informações. A avaliação foi efetuada com a participação de quarenta e seis juízes, que responderam a dez questões objetivas sobre seu conteúdo e desenvolvimento. Como juízes: três profissionais que atuam na área, oito pós-graduandos, onze graduandos em Psicologia e vinte e quatro pais/cuidadores de crianças/adolescentes com SWB. Em oito questões de avaliação do conteúdo obteve-se 100% de aprovação pelos 46 quarenta e seis juízes, revelando que o vídeo cumpriu seu principal objetivo, contribuir científica e socialmente, ao informar e orientar pais/cuidadores de pessoas com SWB. Concluindo, pode-se ponderar que o vídeo produzido e avaliado na presente tese apresenta relevantes orientações através da forma televisiva, e atende às necessidades informativas do público alvo, com uma proposta de fácil acesso. Entendemos que com esta produção, podemos contribuir de forma marcante com o desenvolvimento social e informativo a pais e cuidadores.
Abstract: The aim of this study is to produce and evaluate an informative video and guidance to parents and caregivers about the behavioral management of people with Williams-Beuren syndrome. And also answer to the problem: "how to contribute scientific and socially with the public who lives and works with individuals with WBS?". The research allows possession of information on the SWB contained in the work done by researchers related to our Theoretical Framework. The syndrome is rare and is associated with neurocognitive and behavioral phenotypes that should be understood as the basis for the research of behavioral, emotional and cognitive patterns, without disregarding the influence of the environment and its connection with intellectual deficit. Through knowledge of symptoms, it is possible to help in the early diagnosis, providing better handling with the individual and improved quality of life. To contribute to this, we develop and produce a video guidance report for parents / caregivers, whose central purpose is the dissemination of information and care for individuals with Williams-Beuren syndrome. The video is available to parents and caregivers, after being evaluated by professionals, undergraduates and graduate students. This process finds an answer to the question "How to donate?" and has come to an end after evaluation of all the groups, who answered to questions about the effectiveness of information. The evaluation was carried out with the participation of forty-six judges who answered to ten objective questions about its content and development. We have as judges: three professionals working in the area, eight graduate students, eleven graduates in Psychology and twenty-four parents / caregivers of children / adolescents with WBS. In eight questions of evaluation we obtained 100% approval by 46 forty-six judges, revealing that the video has fulfilled its main objective to contribute scientific and socially, to inform and guide parents / caregivers of people with SWB. In conclusion, we can consider that the video produced and evaluated in this thesis presents relevant guidelines and meets the information needs of the target audience, with a proposal of easy understanding. We understand that with this production, we can really contribute to social development and information for parents and caregivers.
Palavras-chave: Síndrome de Williams-Beuren;  vídeo reportagem;  deficiência intelectual;  popularização da ciência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: LIMA JUNIOR, Ismael de. Produção e avaliação de video documental como recurso de orientação para pais e cuidadores de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren. 2015. 69 f. Tese (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3009
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18063
Data de defesa: 4-Ago-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3009/5/Ismael%20Lima%20Junior.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis

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