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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comparação da compreensão de prosódia emocional entre pessoas com transtornos do espectro do autismo e pessoas com desenvolvimento típico
Autor: Cicuti, Talita de Freitas
Primeiro orientador: Schwartzman, José Salomão
Primeiro membro da banca: Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Segundo membro da banca: Araujo, Ceres Alves de
Resumo: Pessoas diagnosticadas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) apresentam déficits no reconhecimento de emoções nas modalidades de face, prosódia emocional e comunicação corporal. Embora a literatura aponte prejuízos no reconhecimento de prosódia emocional, ainda ocorrem divergências em relação a essa afirmação. Neste estudo objetivou-se avaliar as habilidades de reconhecimento de prosódia emocional através de pronunciamentos, em pessoas com TEA e compara-las às de pessoas com desenvolvimento típico, considerando as idades de 18 a 35 anos. Para tanto, foi utilizada a escala WASI e seus quatro subteste (verbal e execução) como medidas de QI, uma escala de rastreio (Autism Screening Questionaire – ASQ), e para a realização das provas, foram utilizadas gravações de vozes em três provas separadas. Na primeira as vozes apresentavam o mesmo conteúdo emocional descrito na semântica da frase, na segunda, as vozes apresentavam conteúdo emocional diferentes da semântica de cada frase, por fim, na terceira, não havia conteúdo semântico implícito nas frases e, os pronunciamentos foram gravados com variações emocionais de vozes. Os resultados apontaram que pessoas com TEA apresentaram dificuldade no reconhecimento de prosódia emocional nas três provas realizadas, além de apresentarem baixo índice de reconhecimento em emoções específicas.
Abstract: People diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) present deficits on the recognition of emotions in the categories of face, emocional prosody and corporal communication. Althought the literature suggests losses on the recognition of emotional prosody, there are still divergences on this statement. The purpose of this study was to evaluate the abilities of emotional prosody recognition by means of pronouncements in people with ASD and to compare them with people with a typical development, considering ages from 18 to 35 years old. For this purpose, the WASI scale and its four subtests (verbal and execution) were used as the IQ measure, a Screening scale (Autism Screening Questionaire – ASQ), and for conducting the tests, voices were used in three separated tests. In the first one, the voices presented the same emotional content described on the sentence's semantics. As to the second test, the voices presented different emotional content regarding the semantics of each sentence. Finally, in the third examination, there was no semantic content implicit in the sentences, having the pronouncements been recorded with emotional variation of voices. Evidence suggests that people with ASD struggle on the emotional prosody recognition, in the three performed tests, besides presenting low specific emotions recognition index.
Palavras-chave: transtorno do espectro autista;  cognição social;  compreensão de prosódia;  prosódia;  linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Programa: Distúrbios do Desenvolvimento
Citação: CICUTI, Talita de Freitas. Comparação da compreensão de prosódia emocional entre pessoas com transtornos do espectro do autismo e pessoas com desenvolvimento típico. 2017. 67 f. Dissertação( Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3193
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/18041
Data de defesa: 2-Fev-2017
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3193/5/Talita%20de%20Freitas%20Cicuti.pdf
Aparece nas coleções:Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis

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