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Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos digitais, AVA e o diálogo teórico-prático no ensino de ciências naturais
Autor: Menuzzi, Marcelo Botelho Gonçalves Arruda
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Resumo: O educando, que há algumas décadas teve sua formação por um processo tradicional, é o atual educador que enfrenta uma evolução tecnológica desenfreada. É imprescindível, portanto, que se aproprie de metodologias e ferramentas tecnológicas, transformando-as em parte do processo educativo, no qual o educando aprende com as práticas e, com estas, investiga e decodifica o ambiente que o cerca. Para tal, fez-se necessário analisar como a utilização de recursos digitais para aprendizagem e conhecimento permite ao educando realizar o diálogo entre a teoria e a prática, mediado pelo educador. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz-se relevante ao oferecer respaldo teórico-científico ao professor de ciências quanto à utilização de recursos di-gitais em aulas práticas laboratoriais, a fim de promover o diálogo com a teoria. A utilização destes permite ao aluno uma interação com os objetos de conhecimento de forma aprofundada. A educação precisa acontecer de maneira democrática, progressistas e com participação das tecnologias, facilitando a evolução dos educandos. A coleta de dados deu-se a partir da avalia-ção processual e gradativa da utilização, por alunos de sexto ano do ensino fundamental curri-cular, dos recursos digitais e ambientes virtuais, durante o segundo semestre de 2014. O docu-mento, como objeto-registro sistematizado de dados, foi toda a produção textual (digital – wiki e manuscrita – relatórios) resultante do diálogo teórico-prático durante o semestre que possibi-litou a análise. No processo de discussão dos resultados, tal qual nos processos de resgate teó-rico durante a execução dos procedimentos práticos, a utilização de ambientes virtuais promo-veu o diálogo entre os educandos e trouxe, à luz deste, o conteúdo teórico que embasou as produções iniciadas com a investigação prática laboratorial de forma positiva, significativa e satisfatória.
Abstract: The student, who decades ago was formed on a traditional education process is the current teacher facing a rampant technological change. It's essential for this professional, therefore, to appropriate methodologies and technological tools, turning them into part of the educational process in which the student learns and practices and, with these, investigates and decodes the surrounding environment. In order to achieve it, it was necessary to examine how the use of digital learning resources allows the student to conduct the dialogue between theory and prac-tice, mediated by the educator. This research, of qualitative nature, is relevant by offering the-orical-scientific support to the science teacher about using digital resources in practical lab clas-ses, in order to promote the dialogue with the theory. The use of these tools allows the student to deeply interact with the objects. Education needs to happen on a democratic and progressive way, with the participation of technology, facilitating the development of the students. Data collection occurred from the processual and gradative assessment of the use, by students of the sixth year of primary school, of digital resources and virtual learning environments during the second half of 2014. The document, as systematized register of data, was all the text production (digital - Wiki and handwritten - reports) resulting from the theoric-practical dialogue over the semester which allowed the analysis. In the process of results discussion, as much as in the theorical rescue through the practical processes, the use of virtual learning platforms has pro-moted positively, on a meaningful and satisfying way, the dialogue between students and brought, in the light of it, the theoric content that embased the productions started with lab research.
Palavras-chave: recursos digitais;  laboratório;  ambientes virtuais de aprendizagem;  diálogo teórico-prático
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MENUZZI, Marcelo Botelho Gonçalves Arruda. Recursos digitais, AVA e o diálogo teórico-prático no ensino de ciências naturais. 2016. 111 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2933
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/17942
Data de defesa: 3-Ago-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2933/5/Marcelo%20Botelho%20Gon%C3%A7alves%20Arruda%20Menuzzi.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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