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Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho por projetos na educação profissional técnica e desenvolvimento profissional docente
Autor: MIquelim, Débora de Lima Azevedo
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Segundo membro da banca: Pagotto, Maria Dalva Silva
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se conhecer as contribuições do trabalho por projetos no desenvolvimento profissional de professores. Essa análise foi feita a partir das visões dos docentes do curso técnico em Meio Ambiente de uma unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) no bairro de Jabaquara (São Paulo - SP). O referencial teórico utilizado considerou as características do trabalho por projetos e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos, além de estudos voltados para a aprendizagem docente, relacionando prática reflexiva, identidade docente, base de conhecimentos do professor e desenvolvimento profissional docente. Os documentos educacionais da instituição campo de pesquisa também foram utilizados na composição deste trabalho. A pesquisa abordou como o trabalho por projetos é desenvolvido no Senac SP e como a formação dos docentes é organizada na instituição. Participaram da mesma seis professores do curso. A abordagem foi qualitativa, tendo sido realizada em duas fases: a primeira usando como instrumento um questionário enviado via e-mail para os participantes e a segunda, devido a necessidade de refinamento de dados, utilizando uma entrevista individual semi-estruturada. Os professores contaram sobre sua formação e como escolheram a docência como profissão, comentaram sobre as dificuldades que tiveram no início de sua carreira, relataram como acontece o trabalho por projetos no Senac SP, quais as vantagens educacionais dessa escolha e as dificuldades que ainda possuem no desenvolvimento do trabalho por projetos com os alunos. Comentaram ainda sobre suas necessidades de aperfeiçoamento e sobre como ocorreu seu desenvolvimento profissional. Os resultados apontaram para a necessidade de maior compartilhamento das práticas dos professores como forma de aprendizagem e desenvolvimento profissional, sem que ações formativas institucionais fossem descartadas, mas que estas se integrassem na medida em que ocorresse a socialização dos conhecimentos ou a necessidade de que adquirissem novos conhecimentos, especialmente sobre as propostas e projetos de formação docente da instituição.
Abstract: This research tries to understand the contributions of the work through projects in the professional development of teachers. This analysis was done using the visions of the environment technical course teachers of one of the SENAC units (serviço nacional de aprendizagem comercial), in the Jabaquara neighborhood, in SP. The theoretical reference used considered the characteristics of work through project and its contributions for students learning, and also studies focused on teacher learning, joining thinking techniques, teacher identity, teacher knowledge basis and teachers professional development. The education documents of the institution used as field work were also used in this work. This research analyzed how the work through projects is developed in SENAC SP, and how the teacher education is organized in the institution. Six teacher participated in this study. It was a qualitative approach, done in two separate stages: the first one using a question form as instrument sent by e-mail to the participants, and the second, for data refinement purpose, using a semi-structured individual interview. The teachers spoke about their formation and the choice of this career, made comments about the difficulties they found in the beginning of the career, told how does the work by projects is happens in SENAC SP, what are the educational advantages of this choice and the difficulties they still find in the work by project with the students. They also comments about their need for upgrade and how their professional evolution occurred. The results pointed to a greater need of best practice sharing between teachers as a learning and professional development process, not discarding institutional formation actions, but instead they should be integrated during the time the knowledge sharing happened or the need for new knowledge acquisition emerged, especially about projects of teacher formation in the institution.
Palavras-chave: trabalho por projetos;  desenvolvimento profissional docente;  aprendizagem da docência
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MIQUELIM, Débora de Lima Azevedo. Trabalho por projetos na educação profissional técnica e desenvolvimento profissional docente. 2016. 84 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2930
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/17919
Data de defesa: 22-Fev-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2930/5/D%C3%A9bora%20de%20Lima%20Azevedo%20Miquelim.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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