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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho Pinto Ribela, Andrea; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-
dc.creatorVilela Nunes dos Reis, Priscilla; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-
dc.creatorSuzana Gioia, Paula; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-
dc.date2009-12-04-
dc.date.accessioned2016-12-02T22:12:54Z-
dc.date.available2016-12-02T22:12:54Z-
dc.identifierhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1667-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/16598-
dc.descriptionEntre os déficits comportamentais de indivíduos com desenvolvimento atípico, encontra-se a pouca ocorrência de interações sociais. A análise do comportamento tem se voltado à investigação de procedimentos que promovam aumento dessas interações. A presente pesquisa teve como objetivo a análise de um procedimento para aumentar a ocorrência de interações sociais e melhorar a natureza das interações sociais entre jovens estudantes com desenvolvimento atípico e seus pares. Inicialmente, avaliou-se o repertório inicial de interações sociais dos alunos, durante as aulas de educação física. Posteriormente, houve a formação do professor por meio de reuniões antes das aulas e instruções, dicas orais e feedback imediatamente antes e depois de suas aulas. O professor foi preparado para fazer que todos os alunos participassem de um dos diferentes jogos e aumentassem as ocorrências de interações sociais entre eles. Após essa etapa, os pesquisadores retiraram todas as instruções ao professor para verificar se este mantinha os comportamentos direcionados à melhoria das interações sociais entre seus alunos. Os resultados sugeriram que esse procedimento mostrou-se eficaz para aumentar a quantidade de interações sociais, como também possibilitou melhorar a qualidade das interações sociais.Palavras-chave: análise do comportamento; interação social; formação de professor; ambiente escolar; desenvolvimento atípico.pt-BR
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherPsicologia Teoria e Práticaen-US
dc.publisherRevista Psicologia - Teoria e Práticapt-BR
dc.relationhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1667/1229-
dc.rightsDireitos autorais 2015 Revista Psicologia - Teoria e Práticapt-BR
dc.sourcePsicologia Teoria e Prática; v. 11, n. 2 (2009)en-US
dc.sourceRevista Psicologia - Teoria e Prática; v. 11, n. 2 (2009)pt-BR
dc.titleProcedimento de ensino de interações sociais entre jovens com desenvolvimento atípico e seus pares baseado na análise do comportamentopt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.typeAvaliado por parespt-BR
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