Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14705
Tipo do documento: Tese
Título: As urgências para os salões municipais de arte contemporânea no ABC paulista
Autor: Negrisolli, Douglas
Primeiro orientador: Stori, Norberto
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: Tirapeli, Percival
Terceiro membro da banca: Rampazzo, Loris Graldi
Quarto membro da banca: Mello, Regina Lara Silveira
Resumo: Esta pesquisa trata sobre os aspectos do entorno dos Salões de Arte Contemporânea do ABC Paulista, bem como as urgências no gerenciamento dos eventos, a sua necessidade de permanência, e a discussão dos acervos resultantes dos Prêmios Aquisição. Além de pensar questões relacionadas sobre os Salões, esta tese de doutorado se relaciona como uma proposta de renovação do evento enquanto promotor de cultura regional, e por ser de caráter nacionalizante e permitir que os acervos sejam depositários de obras de arte preciosas para a história, também aferem uma perspectiva de importância nacional. Na discussão sobre os Salões de Arte Contemporânea do ABC Paulista, há também a discussão do curador como figura importante na relação do evento com as pessoas e a história. Sobre o ofício de curador, permanece na tese a defesa de sua união com a relação intrínseca do ensino-aprendizado para as novas gerações e a transmissão de métodos para que se construa uma rede de relacionamento entre os Salões de arte e seus acervos. Nesta tese, há a discussão das mídias sociais enquanto produção de conhecimento e amplitude para as ações dos Salões, também como profusoras de cultura e das artes visuais.
Abstract: This research deals with aspects of the Contemporary Art Halls from three cities as know as ABC (Santo André, São Bernardo do Campo and São Caetano do Sul) in São Paulo, and emergencies in the management of events, their need for permanence, and the discussion of the collections resulting in the Acquisition Awards. Besides the related questions about the Salons, this PhD thesis relates to a proposal for renewal of the event as a regional culture promoter, also appraise the perspective of national importance colaborating with Brazil culture. In discussing the Contemporary Art Salons event from ABC in São Paulo, there is also the curator function as a new figure of importance in the event of relationship with the people and history. About the curator profession, this thesis defends the permanency of this relation between the knowledge production for future generations and the transmission of methods to build a network with this Salons and their collections. Add to this thesis, there is a social media discussion about their function in the contente prodution and propagation to the Salons actions, as well as profusion of culture and visual arts.
Palavras-chave: salões de arte;  ABC paulista;  arte contemporânea;  artistas brasileiros;  curadoria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: NEGRISOLLI, Douglas. As urgências para os salões municipais de arte contemporânea no ABC paulista. 2016. 128 f. Tese( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2914
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14705
Data de defesa: 30-Ago-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2914/5/Douglas%20Negrisolli.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Teses - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.