Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14697
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma nova lente para o professor: potencialidade da fotografia como dispositivo de pesquisa para ações pedagógicas
Autor: Galvani, Vanessa Marques
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Segundo membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Resumo: A partir da experiência de uma professora de Educação Infantil e por meio do acervo fotográfico de suas ações pedagógicas construído entre os anos de 2012 e 2014, o presente trabalho aprofunda os processos de documentação pedagógica segundo a abordagem de Reggio Emilia, especialmente nas publicações de Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2004 e 2006), Rinaldi (2012) e Focchi (2013), para investigar a metodologia de pesquisa baseada em artes com foco na fotografia segundo Róldan e Marín-Viadel (2012) e nas conexões entre arte, pesquisa e docência preconizada por Rita Irwin (2004, 2013 e 2014). Durante a pesquisa, ao revistar as fotografias que documentavam a prática pedagógica, foram criados foto-ensaios em um processo de seleção e criação que tanto impulsionaram como foram impulsionados pela reflexão teórica. Revelou-se a potencialidade da fotografia como dispositivo de pesquisa para ações pedagógicas - na construção da memória coletiva da criança, na construção de novos conhecimentos, na superação de estereótipos e na auto-avaliação docente - oferecida como uma nova lente para o professor.
Abstract: From the experience of an early childhood education teacher and through the photographic collection of its educational activities built between the years 2012 and 2014, this work deepens the pedagogical documentation processes according to the Reggio Emilia approach, especially in the publications of Malaguzzi (1999), Hoyuelos (2004 and 2006), Rinaldi (2012) and Focchi (2013), to investigate the research methodology based arts with a focus on photography according to Roldan and Marin-Viadel (2012) and the connections between art, research and teaching advocated by Rita Irwin (2004, 2013 and 2014). During the research, searching through photographs that documented the pedagogical practice, photo-essays were created in a process of selection and creation that boosted both as were driven by theoretical reflection. Proved to be the picture of potential as a research device for educational activities - in the construction of the collective memory of the child, the construction of new knowledge, to overcome stereotypes and teaching self-assessment - offered as a new lens for the teacher.
Palavras-chave: linguagem fotográfica;  documentação pedagógica;  formação de professores;  pesquisa baseada em arte;  abordagem Reggio Emilia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: GALVANI, Vanessa Marques. Uma nova lente para o professor: potencialidade da fotografia como dispositivo de pesquisa para ações pedagógicas. 2016. 168 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2919
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14697
Data de defesa: 15-Fev-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2919/5/Vanessa%20Marques%20Galvani.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.