Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14688
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogo digital educativo envolvendo matemática pré-escolar para crianças usando interface natural do usuário
Autor: Pedrosa, Danielle Cordeiro
Primeiro orientador: Lopes, Paulo Batista
Primeiro coorientador: Mustaro, Pollyana Notargiacomo
Primeiro membro da banca: Silveira, Ismar Frango
Segundo membro da banca: Clua, Esteban Walter Gonzalez
Resumo: Este trabalho consiste de uma proposição de estratégia piagetiana concretizada na implementação de um jogo digital educativo para tornar o ensino de matemática para o público infantil mais lúdico e motivador. Por meio da aplicação de estudos piagetianos para o ensino de matemática de crianças entre 4 e 6 anos e da captação de gestos corporais do Kinect, foi desenvolvido um jogo. O objetivo do jogo é auxiliar no aprendizado de noções de raciocínio lógico e espacial, além de conceitos básicos de matemática do âmbito pré-escolar. O jogo é controlado pelos gestos corporais da criança, conta com a exploração de uma vila virtual para encontrar peças de um quebra cabeça e desafios com manipulação de objetos, e conceitos de matemática que são ensinados na pré-escola. Para comprovar o objetivo foram realizados testes com um grupo de alunos que interagiu com o jogo, o que permitiu avaliar o quanto a proposta atinge o objetivo de mediar a construção de conhecimentos matemáticos, motivar e ao mesmo tempo divertir a criança
Abstract: This work consists of a Piagetian strategy proposition embodied in the implementation of an educational digital game to make the teaching of mathematics to children more fun and motivating. Through the application of Piagetian studies for children mathematics teaching between 4 and 6 years and capture of bodily Kinect gestures, was developed a game. The goal is help teaching logical, reasoning and basic pre-school mathematical concepts. The game is controlled by body gestures of the child, has the operation of a virtual village to find pieces of a puzzle and challenges manipulation of objects, and math concepts that are taught in preschool. To prove the objective tests were conducted with a group of students who interacted with the game, which allowed to evaluate how the proposal achieves the goal of mediating the construction of mathematical knowledge,motivating and fun at the same time the child.
Palavras-chave: jogo educativo;  matemática pré-escolar;  kinect
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Programa: Engenharia Elétrica
Citação: PEDROSA, Danielle Cordeiro. Jogo digital educativo envolvendo matemática pré-escolar para crianças usando interface natural do usuário. 2016. [109 f.]. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, [São Paulo] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2853
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14688
Data de defesa: 25-Fev-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2853/5/DANIELLE%20CORDEIRO%20PEDROSA.pdf
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica - Dissertações - EE Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.