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Tipo do documento: Tese
Título: Educação para o desenvolvimento: o desafio do ensino técnico e tecnológico
Autor: Junqueira, Michelle Asato
Primeiro orientador: Pinto, Felipe Chiarello de Souza
Primeiro membro da banca: Menezes, Daniel Francisco Nagao
Segundo membro da banca: Duarte, Clarice Seixas
Terceiro membro da banca: Barone, Paulo Monteiro Vieira Braga
Quarto membro da banca: Fabiani, Emerson Ribeiro
Resumo: A educação é um complexo processo de perpetuação da cultura e transmissão de valores que uma sociedade opta por transferir para as suas gerações futuras. Mais do que um processo individual é um processo coletivo e integra o interesse estratégico do Estado, visando, portanto, dentre outros, o desenvolvimento. O desenvolvimento que se almeja no Estado Democrático e Social de Direito não é apenas o econômico, mas é multifacetário, primando pelo desenvolvimento social para que se cumpram os objetivos fundamentais da República. Diante deste cenário, o ensino técnico e tecnológico, na sociedade contemporânea é um desafio e uma necessidade. Desafio na medida em que desde a sua criação, conforme evolução histórica, foi relegado a uma educação de segunda categoria destinada aos trabalhadores e aos seus filhos, enquanto à elite destinavam-se os níveis mais elevados de ensino e; necessidade, uma vez que o desenvolvimento industrial e a necessária transformação das relações com a tecnologia e a inovação tecnológica exigem uma educação técnica, mas, ao mesmo tempo, emancipadora e apta à capacitar para a continuidade dos estudos. A opção da educação deve ser sempre a de ampliar o acesso aos cidadãos e não a exclusão. Nesta linha, discute-se o papel das políticas públicas na efetivação do direito à educação e à profissionalização para a exigente formação para o trabalho, bem como se coloca o ambiente atual diante do conteúdo jurídico já construído e as políticas públicas gestadas e geradas, observando-se os níveis de ensino e as possibilidades que se apresentam, a exemplo do PRONATEC e do Programa Vence no Estado de São Paulo. Ainda, a tese compreende o método procedimental da revisão bibliográfica no campo jurídico, pedagógico e das ciências sociais, além da análise das estatísticas governamentais oficiais, de forma qualitativa, comportando, em seu todo, o método hipotético-dedutivo e histórico de formas conjugadas.
Abstract: Education is a complex process of culture´s perpetuation and values’ transmission which a society chooses to transfer to their future generations. More than an individual process, education is a collective process and part of the State's strategic interests, expecting therefore, among others purposes, to reach the development. The desired development in a Social and Democratic State of Law is not only economic, but also multifaceted, which must strive for social development in order to abide the Republic´s fundamental objectives. In this scenario, both technical and technological education in nowadays society are challengeable and desirable issues. Challengeable because since its inception, inside historical evolution, it was relegated to the education of a second-class workers and their children, although to the elite was destined the highest levels of education. Desirable because the industrial development and the necessity of transformation of relationships with tecnology and tecnological innovations depend on a technical education, which should be, at the same time, emancipatory and capable to keep students on studying levels. The education option should always be turned to expand citizens acess and do not promote exclusion. Moreover, in this direction, it´ll be discussed the role of public policies in ensure the right to education and professional training for the work demands as well as it confronts the current environment with the existing juridical knowledge and the policies already been gestated and generated. It must be observed on that account the education levels and the possibilities that present themselves, such as the PRONATEC and Win Program in the State of São Paulo ». At last, the thesis still comprehends the procedural method of literature review in the juridical, educational and the social science fields, as well as an analysis of official government statistics, qualitatively, which embrace, as a whole, the hypothetical -deductive method and history of conjugated forms.
L'educazione è un processo complesso di perpetuazione della cultura e della trasmissione dei valori che una società sceglie di trasferire le loro generazioni future. Più di un processo individuale è un processo collettivo e parte degli interessi strategici dello Stato, mirando quindi, tra gli altri, lo sviluppo. Lo sviluppo che si mira nel Stato Democratico e Sociale di diritto non è solo economico, ma è multiforme, lotta per lo sviluppo sociale in modo che siano conformi con gli obiettivi fondamentali della Repubblica. In questo scenario, la formazione tecnica e tecnologica nella società contemporanea è una sfida e una necessità. Sfida in quanto dal suo inizio, come evoluzione storica, è stato relegato in una seconda classe destinata ai lavoratori e l'educazione dei suoi propri figli, mentre l'élite avevano lo scopo ai più alti livelli di istruzione e; bisogno, dal momento che lo sviluppo industriale e la necessaria trasformazione dei rapporti con la tecnologia e l'innovazione tecnologica richiedono una formazione tecnica, ma, allo stesso tempo, emancipare e in grado di formare per la prosecuzione degli studi. L'opzione di educazione dovrebbe sempre essere quello di ampliare l'accesso ai cittadini e non di esclusione. In questa linea, si discute il ruolo delle politiche pubbliche nel garantire il diritto all'istruzione e alla formazione professionale per la formazione impegnativo per lavoro così come si mette l'ambiente corrente prima che la politica pubblica afore costruito e gestazione e ha generato, osservando se i livelli di istruzione e le possibilità che si presentano, come ad esempio il PRONATEC e programma Vence nello Stato di San Paolo. Ancora, la tesi comprende il metodo procedurale di revisione della letteratura nel campo educativo legale e delle scienze sociali, così come l'analisi delle statistiche ufficiali del governo, qualitativamente, comportarsi, nel suo complesso, il metodo ipotetico-deduttivo e historico delle forme coniugate.
Palavras-chave: educação;  desenvolvimento;  ensino técnico;  ensino tecnológico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Faculdade de Direito (FDIR)
Programa: Direito Político e Econômico
Citação: JUNQUEIRA, Michelle Asato. Educação para o desenvolvimento: o desafio do ensino técnico e tecnológico. 2016. 171 f. Tese (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2916
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14669
Data de defesa: 7-Out-2016
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2916/5/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
Aparece nas coleções:Direito Político e Econômico - Teses - Direito Higienópolis

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