Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14043
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da hipermídia como recurso didático para o ensino de poesia no ensino médio
Autor: Sampaio, Raquel Freitas
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Guimarães, Alexandre Huady Torres
Segundo membro da banca: Moura, Monica
Resumo: O estudo da literatura, mais especificamente da poesia, precisa encontrar novas formas de aproximação no que tange o desenvolvimento do interesse do aluno por tal gênero textual. Partindo do pressuposto de que o ensino da literatura e de sua poesia tem se dado, na escola brasileira, de maneira tradicional e ultrapassada, baseado, quase sempre, no historicismo e na biografia dos grandes autores, buscou-se, como ponto de partida, analisar dois dos mais usados livros didáticos de literatura para o Ensino Médio, ambos com forte vinculação com as exigências dos principais vestibulares brasileiros e do Enem. Diante do constatado, buscou-se apresentar um novo caminho metodológico para ensinar e aprender poesia e, para tanto, escolheu-se a metodologia da pesquisa-ação com a proposta de criação de poesias hipermidiáticas por alunos do Ensino Médio. O projeto partiu do princípio de que é preciso valorizar-se o caráter de múltiplos significados que a poesia tem, visando a trazer ao discente uma experiência de fruição do texto poético para, a partir daí, trabalhar sentidos e significados, sempre tendo como mediador a figura do professor de literatura. Os resultados obtidos são neste trabalho relatados, buscando socializá-los com os professores de literatura, preocupados com a formação leitora de seu alunado.
Abstract: The study of literature, specifically poetry, must find new ways to approach with the development of student interest for such textual genre. Assuming that the teaching of literature and its poetry has been done in the Brazilian school in a way so traditional and outdated, based almost always on historicism and the biography of great writers, as a starting point, this paper analyzes two of the most used textbooks in the literature for high school, both with strong ties with the requirements of the main Brazilian vestibular and Enem, both which have also been analyzed here. Given the established, it is presented in this dissertation a new methodological approach to teaching and learning poetry using a methodology of action research with the proposal of creation of hypermedia poetry by high school students. The project assumed that one must appreciate the character of multiple meanings that poetry is aiming to bring students to an experience of enjoyment of the poetic text and, from then on work on meanings and senses, always having as a mediator the teacher of literature. The results are reported in this work, seek the socialization with teachers of literature, concerned with the development of a critical reader.
Palavras-chave: ensino médio;  formação leitora;  livro-didático;  poesia;  poesia hipermidiática;  high school;  textbook;  critical reader;  poetry;  hypermedia poetry
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2783
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14043
Data de defesa: 15-Dez-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2783/1/Raquel%20Freitas%20Sampaio1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2783/2/Raquel%20Freitas%20Sampaio2.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.