Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVerdolini, Thaís Helena Affonsopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-18T21:48:50Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:08:07Z-
dc.date.available2008-05-20pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:08:07Z-
dc.date.issued2007-12-12pt_BR
dc.identifier.citationVERDOLINI, Thaís Helena Affonso. Turma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de história. 2007. 193 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2772-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14032-
dc.description.abstractThe present research is primarily about the intertextuality used in the Turma da Mônica comic books, by Mauricio de Sousa, focusing on a characterization of the main linguistic resources that have ensured a faithful audience for the comic books in the last forty years. The dissertation begins by introducing the concept of comic books, along with a brief history, illustrating the major events which led to their current market position. An account of Mauricio de Sousa's life and works provides an insight into the author's passion for art and his struggle to succeed. Concepts from Reading Theory are used to reflect upon the cognitive process of reading and to describe the comic book reader's profile. Textual Linguistics principles drive the remaining work, focusing on the concepts related to intertextuality. An analysis of four Turma da Mônica stories from the 70's, 80's, 90's and 2000's shows the methods of which the parody seems to be the most common used by Mauricio de Sousa and his team to create humor and keep the comic books up to date and give reading pleasure to kids and adults alike. The research proposes that comic books can be used as a rich resource for textual analysis, entertaining reading for adults and deserving of evidence in the literature studies.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlingüística textualpor
dc.subjectintertextualidadepor
dc.subjectparódiapor
dc.subjectteoria da leiturapor
dc.subjecthistória em quadrinhospor
dc.subjectturma da Mônicapor
dc.subjecttextual linguisticseng
dc.subjectintertextualityeng
dc.subjectreading theoryeng
dc.subjectcomic bookseng
dc.subjectturma da Mônicaeng
dc.titleTurma da Mônica: trajetória intertextual em 40 anos de históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.description.resumoO presente trabalho trata principalmente, da intertextualidade presente nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, buscando tecer uma caracterização dos principais recursos lingüísticos utilizados para a manutenção dos seus leitores nos quarenta anos de existência da publicação. A conceituação de quadrinhos e um breve histórico iniciam o trabalho, retratando os principais acontecimentos que levaram ao perfil mercadológico dos quadrinhos na atualidade. Um relato da vida e obra de Mauricio de Sousa demonstra um pouco da paixão do autor pela arte e sua luta pelo sucesso. Conceitos de Teoria da Leitura buscam refletir sobre o processo cognitivo da leitura e traçar um perfil do leitor de quadrinhos, especialmente da Turma da Mônica. Princípios da Lingüística Textual norteiam o restante da pesquisa, enfocando-se os conceitos relacionados à intertextualidade. Uma análise composta por quatro histórias em quadrinhos da Turma da Mônica dos anos 70, 80, 90 e 2000 procura demonstrar os artifícios dentre os quais a paródia revelou-se como o mais freqüente que Mauricio de Sousa e sua equipe empregam para criar humor e manter a leitura atualizada e prazerosa para as mais diversas idades, inclusive os adultos. A atual pesquisa adventa a possibilidade de os quadrinhos serem vistos como rico recurso de análise textual, como literatura de entretenimento também para adultos e como merecedores de destaque no âmbito dos estudos literários.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219537157976460por
dc.contributor.advisor1Brito, Regina Helena Pires dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299por
dc.contributor.referee1Faccina, Rosemeire Leão da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7764188151603056por
dc.contributor.referee2Casagrande, Nancy dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10431/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini1.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10432/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini2.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10433/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini3.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10434/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini4.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10435/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini5.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10436/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini6.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10437/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini7.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10438/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini8.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10439/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini9.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10440/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini10.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10441/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini11.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/1/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini1.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/2/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini2.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/3/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini3.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/4/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini4.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/5/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini5.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/6/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini6.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/7/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini7.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/8/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini8.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/9/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini9.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/10/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini10.pdf
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2772/11/Thais%20Helena%20Affonso%20Verdolini11.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.