Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14020
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula
Autor: Silva, Jeanny Meiry Sombra
Primeiro orientador: Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Segundo membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: A complexidade do discurso em sala de aula o torna possível de análise sob diversas perspectivas. Neste trabalho, se apresenta uma abordagem que se baseia no desenvolvimento dos estudos do discurso e da retórica; é uma abordagem que analisa a potencialidade do discurso do professor como instrumento modificador das situações de conflito em sala de aula. Mais especificamente, a partir dos sentidos construídos em determinadas situações de interação verbal com alunos. A abordagem interacional em sala de aula permite observar que os sentidos constituídos, por meio da linguagem, dos modos de dizer e das condições de produção dos discursos influenciam as ações dos interlocutores. A interatividade supõe que todos no cenário escolar têm características que são percebidas pelos outros, de modo que a forma como cada professor constrói a sua identidade profissional, tanto pela adoção de métodos e práticas, quanto por suas palavras , sua maneira de se expressar, tudo isso exerce grande influência em seu auditório (seus alunos). O estilo do professor tem a ver com seu comportamento, seu ethos. Nesta pesquisa, mostra-se que o ethos, por natureza, é um comportamento que, como tal, articula verbal e não verbal, provocando nos destinatários efeitos multisensoriais. A Análise do Discurso, indica pistas concretas para uma análise dos elementos e das condições da enunciação. É necessário observar, contudo, que não se trata da aplicação da Análise do Discurso (AD) como tal, a um objeto de reflexão pedagógica, mas de, a partir da reflexão sobre princípios teóricos e metodológicos da AD, pensar as relações pedagógicas.
Abstract: The complexity of discourse in education brings the possibility to analysis under a few perspectives. At this work, is presented an approach based on the development of the studies of discourse and rhetoric; it is an approach that analyses the potentiality of the teacher s discourse as an instrument to change conflict situations in classrooms. More specifically, from the senses constructed in some situations of verbal interaction with students. The interactional approach in classrooms allows to observe the senses constructed, through the language, of the manners of saying and the conditions of production of discourse that influence the actions of the interlocutors. The interactivity supposes that everyone in school scene have qualities noticed by others, in a way that how teachers build their professional identity, since the methods and practicals adopted or by the words used until the way of expression, everything have an influence in your spectators (students). Teacher s style has to do with his behaviour, his ethos. At this research, is noticed that ethos is a behaviour that articulates verbal and nonverbal, causing at its recipients multisensories effects. The Discourse Analysis indicates concrete ways to an analysis of the elements and conditions of enunciation. It is necessary to observe that it is not the application of Discourse Analysis to an object of pedagogic reflexion, but, from the reflexion about theoric and methodologic principles of Discourse Analysis to think the pedagogical relations.
Palavras-chave: discurso;  ethos;  argumentação;  conflito;  interação professor-aluno;  discourse;  ethos;  argumentation;  conflict;  interaction teacher-students
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2313
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14020
Data de defesa: 26-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2313/1/Jeanny%20Meiry%20Sombra%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.