Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14014
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da página do livro à tela do computador: um percurso histórico para a poesia infantil
Autor: Russel, Gisele Maia
Primeiro orientador: Lajolo, Marisa Philbert
Primeiro membro da banca: Camargo, Luís Hellmeister de
Segundo membro da banca: Madeira, Wagner Martins
Resumo: Neste trabalho, buscamos traçar um brevíssimo percurso histórico da poesia infantil brasileira, considerando suas publicações em livros dos fins do século XIX até as construções poéticas concretizadas com a popularização dos computadores e da internet: os ciberpoemas. Inicialmente, traçamos um panorama que busca sugerir algumas significativas mudanças que as novas tecnologias trouxeram para a literatura e, em especial, para as relações que envolvem os três elementos formadores de um sistema literário de cordo com a visão sociológica da literatura defendida por Antonio Candido: autor, obra e público. Em seguida, através de um percurso histórico da poesia, expomos alguns aspectos concretizados em maior evidência nos ciberpoemas que já podiam ser encontrados em textos de diferentes épocas e estilos, são eles: visualidade, sonoridade, movimento e sinestesia. Por fim, através da investigação do histórico da literatura infantil brasileira, apresentamos uma breve análise da obra de Sérgio Capparelli, poeta infantil que bem ilustra a transição da poesia entre livros e telas, demonstrando a convivência harmoniosa entre esses dois suportes que pretendemos aqui sugerir.
Abstract: At this work, we try to design a fast historical course of the Brazilian poetry for children, considering its publication since the end of the nineteenth century until the poetics constructions that could become concrete with the popularization of the computers and the internet: the ciberpoems. At first, we made a panoram that tries to suggest some significant changes the new techonologies brought to literature, especially to the relations that involve three elements that constitutes a literary system according to a social view of literature supported by Antonio Candido: writer, text and public. Following, through a historical course of poetry, we expose some aspects better evidenced on ciberpoems that had already been found in texts of different times and styles: visuality, sonority, movement and sinestesy. Finally, through the investigation of the historical of Brazilian literature for children, we present a fast analyse of Sérgio Capparelli s poems, writer who demonstrates in his work the transition of poetry between books and screens, showing the harmonic convivention between both that we are trying to suggest.
Palavras-chave: literatura infantil;  poesia;  poesia visual;  ciberpoesia;  hipertexto;  literature for children;  poetry;  visual poetry;  ciberpoetry;  hypertext
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2307
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14014
Data de defesa: 8-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2307/1/Gisele%20Maia%20Russel.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.