Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14013
Tipo do documento: Dissertação
Título: Hibridismo cultural: um olhar sobre as canções latinas
Autor: Maragni, Lourenzo Guidoni
Primeiro orientador: Trevisan, Ana Lúcia
Primeiro membro da banca: Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Segundo membro da banca: Pereira, Andréa da Silva
Resumo: O presente trabalho analisa canções de origem latino-americana, ou mais especificamente, canções executadas nas rádios venezuelanas, cujas letras, escritas em espanhol, apresentam termos do inglês norte-americano, fato este que remete a um hibridismo linguístico e cultural no universo hispano-americano. As letras das canções que compõem o corpus desta dissertação chamam a atenção para uma combinação aparentemente natural entre as línguas inglesa e espanhola, combinação esta que é analisada de modo a que se verifiquem não só os efeitos de sentido, mas também a desconfiguração ou não da identidade cultural latino-americana que possam advir dessa mistura entre o inglês e o espanhol. Nesse processo analítico, fez-se necessário identificar a temática romântica latina, a fim de se reconhecer marcas de sua identidade cultural. Para isso, analisaram-se canções mais antigas e mais atuais, do que se comprovou ser a presença do latin lover um elemento fundamental da identidade latina. A análise também permitiu entender que a presença do inglês nas canções latinas é um jogo estratégico de sobrevivência em um universo globalizado na pós-modernidade.
Abstract: El presente trabajo analiza canciones de origen latinoamericano, o más precisamente, canciones ejecutadas en radios venezolanas, cuyas letras, escritas en español, presentan términos del inglés norteamericano, hecho que remita a un hibridismo cultural en el universo hispanoamericano. Las letras de las canciones que componen el corpus de esta disertación llaman la atención para una combinación aparentemente natural entre las lenguas inglesa y española, combinación esta la cual se analiza con motivo de verificarse no sólo los efectos de sentido, sino también la desconfiguración o no de la identidad cultural latinoamericana que pueda advenir de esa mezcla entre el inglés y el español. En ese proceso analítico se hizo necesario identificar la temática romántica latina con el reto de reconocerse rasgos de su identidad cultural. Para ello, se analizaron canciones más antiguas y más actuales, de lo cual se comprobó ser la presencia del latin lover un elemento clave de la identidad latina. El análisis también permitió entender que la presencia del inglés en las canciones latinas es un juego estratégico de sobrevivencia en un universo globalizado en la posmodernidad.
Palavras-chave: América Latina;  Estados Unidos;  hibridismo;  identidade;  língua;  Latinoamérica;  Estados Unidos;  hibridismo;  identidad;  lengua
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2306
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14013
Data de defesa: 10-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2306/1/Lourenzo%20Guidoni%20Maragni.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.