Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14010
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura marginal: uma proposta de leitura para formação de futuros leitores: a literatura pode fazer parte da vida dos alunos, pois a vida deles também faz parte da literatura
Autor: Dias, Maria Isabel Martins Teixeira de Gavino
Primeiro orientador: Lajolo, Marisa Philbert
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Segundo membro da banca: Bignotto, Cilza Carla
Resumo: Este estudo aborda algumas formas de leitura em sala de aula. Propõe incentivo à leitura a partir de textos com os quais os alunos possam se identificar, tanto na linguagem como na vivência de cada um. Apresenta experiências produzidas em sala de aula com textos da Literatura Marginal do escritor Ferréz. Analisa e identifica duas formas distintas de linguagem que o autor usa em seus textos dirigidos para públicos diferentes, o adulto e o infantil. Analisa e identifica semelhanças e dessemelhanças nos textos de Ferréz dirigidos a públicos diferentes, o adulto e o infantil. Conclui-se que se pode acreditar na hipótese que originou este estudo, algumas atividades de leitura bem elaboradas e desenvolvidas adequadamente, em sala de aula, podem tornar os alunos em futuros leitores.
Abstract: Este estudio aborda algunas formas de lectura em clase. Propone incentivo a la lectura a partir de textos com los alumnos pueden identificarse, tanto en el linguaje como en la vivencia de cada uno. Presenta experiencias producidas en clase com textos de la Literatura Marginal del escritor Ferréz. Analiza e identifica dos formas distintas de lenguaje que el autor usa en sus textos dirigidos a públicos diferentes, el adulto y el infantil. Analiza e identifica semejanzas e desemejanzas en los textos de Ferréz dirigidos a públicos diferentes, el adulto y el infantil. Se concluye que se puede creer em la hipótesis que ha originado este estudio, algunas actividades de lectura bien elaboradas y desarrolladas de forma adecuada, em clase, pueden convertir los alumnos em futuros lectores.
Palavras-chave: leitura;  literatura;  marginal;  professores;  alunos;  experiências;  lectura;  literatura;  marginal;  profesores;  alumnos;  experiencias
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2303
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14010
Data de defesa: 2-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2303/1/Maria%20Isabel%20Martins%20Teixeira%20de%20Gavino%20Dias.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.