Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13969
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ethos infantil masculino na publicidade televisiva de brinquedos da Estrela nos anos 90
O ethos infantil masculino na publicidade televisiva de brinquedos da Estrela nos anos 90
Autor: Kung, Maria Aparecida Bitencourt
Primeiro orientador: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Primeiro membro da banca: Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Segundo membro da banca: Andrade, Carlos Augusto Baptista de
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como se constrói o ethos dos meninos com idades entre 8 a 12 anos, no discurso televisivo de brinquedos da Estrela, nos anos 90. O corpus constitui-se de duas peças em fotoboards e duas gravações em CD, materiais fornecidos pelo Arquivo da Propaganda. Este estudo procurou também revelar a representação que o enunciador faz de si mesmo tendo em vista o seu co-enunciador. Esta pesquisa apoiou-se nos pressupostos da análise do discurso e apresenta como principal categoria de análise o ethos, que de acordo com Maingueneau é uma certa representação de caráter das pessoas do discurso que emerge da cenografia escolhida.
Abstract: The aim of this research is to analyse how the boys ethos, aged from eight to twelve years old, is built in the television speech from Estrela toys, in the 1990 s. Two pieces of photo boards and two recordings in CD constitute the corpus of this material sent by Arquivo da Propaganda. The work also tried to reveal the speaker s own image, having in view his co-speaker. This research relied on the principles of the discourse analyses and presents as one of its categories of analyses the ethos which, according to Maingueneau, is achieved by the ethos of the speaker and by the chosen scenography.
Palavras-chave: ethos;  criança;  brinquedo;  publicidade;  televisão;  lingüística;  ethos;  child;  toys;  advertising;  television;  linguistic
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: KUNG, Maria Aparecida Bitencourt. O ethos infantil masculino na publicidade televisiva de brinquedos da Estrela nos anos 90. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2252
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13969
Data de defesa: 15-Ago-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2252/1/Maria%20Aparecida%20Bitencourt%20Kung.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.