Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13964
Tipo do documento: Dissertação
Título: O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico
Autor: Paula, Sebastiana Candida Gomes de
Primeiro orientador: Faccina, Rosemeire Leão da Silva
Primeiro membro da banca: Brito, Regina Helena Pires de
Segundo membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: Este trabalho coloca-se no âmbito da Historiografia Lingüística, procurando investigar a formação dos professores da educação básica, especialmente na ênfase dada à formação para o ensino de Língua Portuguesa. O enfoque, a partir do qual o trabalho que aqui propomos se desenvolveu, parte do pressuposto de que a educação, como um fenômeno cultural, encontra-se inserida em um contexto social, econômico e político e, portanto, a análise que se buscou fazer situa-se dentro da História e da Historiografia Lingüística, as quais nos permitem observar as interações que ocorrem entre as dimensões política, social e educativa. Para tanto, serão analisados alguns documentos (Leis, Decretos e Parâmetros, Organização Curricular), que são a base das reformas educacionais ocorridas dentro do período estudado.
Abstract: This assignment s scope is Linguistic Historiography, aiming at an investigation on the basic education teachers, especially in the emphasis of teaching the Portuguese Language. The focus of the hereby developed assignment presumes that the education, as an cultural phenomena, fits itself in a social, economic and political context, and, therefore, the analysis was made within the fields of History and Linguistic Historiography, both of which allow an observation of the interactions between the political, social and educative dimensions. Grounded on these motives, some documents (Laws, Rules and Standards, Curricular Organization), which are part of the base of the educational reforms, occurred within the studied period, will be analyzed.
Palavras-chave: ensino;  leis;  decretos;  língua portuguesa;  professores;  teaching;  laws;  rules;  portuguese language;  teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: PAULA, Sebastiana Candida Gomes de. O sistema educacional no Brasil do século XX: um percurso historiográfico. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2247
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13964
Data de defesa: 29-Fev-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2247/1/Sebastiana%20Candida%20Gomes%20de%20Paula.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.