Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13963
Tipo do documento: Dissertação
Título: O corpo em evidência: o discurso publicitário de cirurgia plástica
Autor: Lopes, Edilaine Vieira
Primeiro orientador: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Primeiro membro da banca: Pinto, Elisa Guimarães
Segundo membro da banca: Zilocchi, Ana Maria Domingues
Resumo: O principal objetivo desse estudo é desvelar os processos de construção discursiva das propagandas de cirurgia plástica veiculadas na revista Plástica & Beleza. O corpus de análise é formado por quatro anúncios publicados no período de dezembro de 2005 a novembro de 2006. Considerando a junção dos aspectos lingüísticos e icônicos, interessa-nos identificar as estratégias utilizadas para imprimir legitimidade ao discurso que emerge dessas situações comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso de linha francesa, analisaremos, em cada anúncio aleatoriamente escolhido, as seguintes categorias: o esquema aristotélico, as particularidades da linguagem, os dêiticos discursivos, as cenas da enunciação, o ethos e incorporação.
Abstract: The main purpose of this study is to reveal processes of discourse construction of plastic surgery advertising adds published on a Brazilian magazine called Plástica & Beleza. Four advertisements placed between December 2005 and November 2006 form the corpus of this analysis. Considering the gathering of linguistic and iconic aspects, we are interest in identifying the strategies used to give legitimacy to the discourse that emerges out of these communicative events. Based on theoretical assumptions of French Discourse Analysis, we will provide with an analysis, in each add randomly chosen, the following categories: the Aristotelian scheme, language detailing, the discourse deixis, enunciation scenarios, the ethos and incorporation.
Palavras-chave: análise do discurso;  publicidade;  cirurgia plástica;  lingüística;  advertising;  discourse analysis;  linguistics;  plastic surgery
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: LOPES, Edilaine Vieira. O corpo em evidência: o discurso publicitário de cirurgia plástica. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2246
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13963
Data de defesa: 20-Fev-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2246/1/Edilaine%20Vieira%20Lopes.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.