Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaffei, Carlos Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:33Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:07:52Z-
dc.date.available2007-11-09pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:07:52Z-
dc.date.issued2007-09-19pt_BR
dc.identifier.citationMAFFEI, Carlos Eduardo. Elementos lingüísticos no discurso publicitário. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2215-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13935-
dc.description.abstractThis project aims to explore the verbal and non-verbal languages used in publicity campaign ads of a nationwide magazine (VEJA). The publicity presentation of objects of any kind is so powerfull that can, undeniably, be contested. It attracts the readers from all the sides. The statements presented in the messages come to meet the consumer´s expectations, making them happy and believing in the possibilities of having their desires fulfilled. Therefore, the main purpose of this work is to analyze those ads, verifying how both the visual and verbal languages shown in them take part in the reader´s persuading process. To do so, our project considers as theorical base general aspects of the advertising publicity, the word usage in advertising, the argument and Aristóteles and Perelman´s Rhetoric. We also emphasize the importance of the visual aid as an argument component in advertising and the relationships there are between texts and images, supporting the persuading process. The conclusion of this work showed that the publicity argument uses the verbal and visual languages with the intent of persuading the reader.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiscurso publicitáriopor
dc.subjectideologiapor
dc.subjectargumentaçãopor
dc.subjectseduçãopor
dc.subjecttextopor
dc.subjectimagempor
dc.subjectpublicity argumenteng
dc.subjectideologyeng
dc.subjectseductioneng
dc.subjecttexteng
dc.subjectimageeng
dc.titleElementos lingüísticos no discurso publicitáriopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo explorar linguagens verbais e linguagens não-verbais configuradas em anúncios publicitários veiculados em revista de circulação nacional (VEJA). A apresentação publicitária de qualquer objeto é uma força que, inegavelmente, pode ser contestada. Ela atrai por todos os meios. Os argumentos que são apresentados nas mensagens vêm ao encontro das expectativas dos consumidores, deixando-os felizes e acreditando nas possibilidades de satisfazer a seus desejos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar peças publicitárias, verificando como as linguagens verbal e visual presentes no anúncio fazem parte do processo de persuasão do leitor. Para tanto, nosso trabalho considera como fundamentação teórica aspectos gerais da mensagem publicitária, do uso da palavra na propaganda, a argumentação e a Retórica de Aristóteles e Perelman. Também ressaltamos a importância da imagem como componente argumentativo na propaganda e as relações existentes entre texto e imagem, contribuindo para o processo persuasivo. A conclusão deste trabalho demonstrou que a argumentação publicitária faz uso da linguagem verbal e visual com a finalidade de persuadir o leitor.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435017132039258por
dc.contributor.advisor1Pinto, Elisa Guimarãespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721por
dc.contributor.referee1Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241por
dc.contributor.referee2Aquino, Zilda Gaspar Oliveira dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7625238138687080por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4146/Carlos%20Eduardo%20Maffei.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2215/1/Carlos%20Eduardo%20Maffei.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.