Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13934
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura e ensino: Percurso na história e aspectos das práticas
Autor: Oliveira, Marília Maira Brisolla de
Primeiro orientador: Batista, Ronaldo de Oliveira
Primeiro membro da banca: Tocaia, Luciano Magnoni
Segundo membro da banca: Boldarine, Rosaria de Fatima
Resumo: Muito tem se estudado acerca das questões que envolvem ensino da leitura no espaço escolar, especialmente dentro das aulas de Língua Portuguesa. Tal reflexão é produto de inúmeros resultados de avaliações do sistema, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apresentam a defasagem na proficiência em leitura. Motivado pelo quadro crítico em que a educação pública se encontra, de maneira genérica, este trabalho se propôs a fazer uma pesquisa historiográfica sobre o ensino da leitura no Brasil sob a ótica da disciplina Língua Portuguesa dentro do recorte histórico da década de 1960 até o final da década de 1990, utilizando como documento histórico o livro didático. Para isso, construímos os capítulos dentro dos três princípios de Koener (KOERNER, 1995 apud BATISTA, 2013, p.75): contextualização, imanência e adequação. O primeiro faz referência ao contexto histórico em que a disciplina Língua Portuguesa e o livro didático estavam inseridos; o segundo procura analisar o processo em que as ciências linguísticas se desenvolveram no Brasil e a influência que elas exerceriam no ensino da leitura; o último propõe discutir as obras didáticas dentro do seu recorte temporal, considerando tanto o contexto histórico quanto o desenvolvimento científico vigente. Assim, o propósito desta pesquisa é avaliar como o processo do ensino da leitura foi se desenvolvendo ao longo dessas quatro décadas, marcadas pela democratização da educação. No cotejo dos livros didáticos analisados, pode-se observar que as práticas relacionadas ao ensino da leitura adotadas em cada material foram se moldando gradualmente ao contexto cultural em que sociedade se encontrava, procurando estabelecer um diálogo cada vez maior com o meio social.
Abstract: Much has been studied about the issues surrounding the teaching of reading at school, especially within the Portuguese classes. This consideration is the result of many results system assessments such as PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), which feature the gap in reading proficiency. Motivated by the critical situation of the current public education, in a general way, this study proposes to make a historical research on the teaching of reading in Brazil from the perspective of the discipline of Portuguese Language within the historical period of the 1960s to the end 1990s, using the textbook as its historical document. For this, we constructed the chapters within the three principles of Koener (KOERNER 1995 apud BATISTA, 2013, p. 75): contextualization, immanence and adequacy. The first one refers to the historical context in which the Portuguese language course and the textbook were inserted; the second discusses the process in which the linguistic sciences were developed in Brazil and the influence they had exerted on the teaching of reading; the latter aims to analyze the textbooks in their time context, considering both the historical context and the current scientific development. So the purpose of this research is to assess how the process of reading instruction has been developing over these four decades that were marked by the democratization of education. In the collation of the textbooks analyzed, it can be observed that the reading teaching practices that were adopted by each material were gradually shaped by the cultural context of the society of the time, trying to establish a growing dialogue with the social environment.
Palavras-chave: ensino da leitura;  linguagem;  livro didático;  texto;  reading education;  language;  textbook;  text
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: OLIVEIRA, Marília Maira Brisolla de. Leitura e ensino: Percurso na história e aspectos das práticas. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2212
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13934
Data de defesa: 6-Ago-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2212/1/Marilia%20Maira%20Brisolla.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.