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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os dois lados de veja: o letteringe a tipografia como elementos integrantes na concepção da linguagem visual e na construção de sentido em anúncios publicitários impressos
Autor: Silva, Brunelly Lopes da
Primeiro orientador: Guimarães, Alexandre Huady Torres
Primeiro membro da banca: Silva, José Mauricio Conrado Moreira da
Segundo membro da banca: Furlin, Marcelo
Resumo: O objeto de análise da pesquisa em questãosão quatro anúncios publicitários da Revista Veja, que fazem parte da campanhaQuem lê Veja entende os dois lados. Com isso, abarcaremos afunção atual da tipografiae do letteringno contexto da linguagem publicitáriacomo elemento-chave na construção de sentido e, portanto, pilar de sustentação da verbovisualidade. A forma da palavra, aliás, geralmente está atrelada à estética visual quando, na realidade, ela contribui para a construção de sentido tanto quanto o próprio conteúdo textual. O que se propõe, então, é a percepção do elemento gráfico como um signo que transpõe a psicologia da Gestalte, por conseguinte, traz consigo, em seu interior, diversas vozes que dialogam entre si ecom o contexto sócio-histórico. Há muitas fontes tipográficasou desenho de letrasque fazem parte da própria história e representam essa relação em sua forma. A questão por detrás dessa proprosta, em suma, é o saber ver , ou seja, uma percepção visualdistinta. Para tanto, utilizaremos como alicerce para as considerações tecidas nesta pesquisa autores como João Gomes Filho,Paulo Heitlinger, Adilson Citelli, Ellen Lupton, Erik Spiekermann,Donis Dondis, Petter Bonnici, Maria Fernanda Lopes Almeida, entre outros.
Abstract: The object of analysis of the research concerned is four advertisements of Veja magazine, part of the campaign who reads Veja understands both sides. Therewith, we will comprehend the current function of lettering and typography in the context of advertising language as a key element in the construction of meaning and, therefore, support of the verbvisuality. The word form, by the way, is usually linked to the visual esthetics when, actually, it contributes to meaning construction as much the proper textual content. What is proposed, then, is the perception of the graphic element as a sign transposing Gestalt psychology and therefore carries in its interior a lot of voices that interact with each other and with the socio-historical context. There are many typography fonts or letters design that are part of the history and represent this relationship in its form. The question behind this proposal, in short, is knowing how to see , ie a distinct visual perception. For this, we ll use as a foundation for the considerations in this research authors such as João Gomes Filho, Paulo Heitlinger, Adilson Citelli, Ellen Lupton, Erik Spiekermann, Donis Dondis, Petter Bonnici, Maria Fernanda Lopes Almeida, among others.
Palavras-chave: tipografia;  linguagem visual;  lettering;  verbovisualidade;  typography;  visual language;  lettering;  verbvisuality
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: SILVA, Brunelly Lopes da. Os dois lados de veja: o letteringe a tipografia como elementos integrantes na concepção da linguagem visual e na construção de sentido em anúncios publicitários impressos. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2208
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13930
Data de defesa: 25-Mar-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2208/1/Brunelly%20Lopes%20da%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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