Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13926
Tipo do documento: Dissertação
Título: A interculturalidade e os programas de mobilidade estudantil: uma amostragem com participantes do AFS Intercultural Programs
Autor: Rudolf, Lilian
Primeiro orientador: Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Primeiro membro da banca: Guimarães, Alexandre Huady Torres
Segundo membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: O presente trabalho se filia à linha de pesquisa de aprendizado de línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa e no papel da interculturalidade nos programas de mobilidade estudantil, destacando o programa de High School (Ensino Médio) oferecido pela Organização sem fins lucrativos AFS Intercultural Programs (antigo American Fields Service) sediada nos Estados Unidos da América. O objetivo principal do estudo é o de compreendermos a experiência da interculturalidade adquirida num programa de intercâmbio, no país receptor, em que o intercambista conviverá com uma família nativa, frequentará uma escola da comunidade, estudará disciplinas relacionadas ao Ensino Médio; destacamos naquele contexto o convívio com uma nova cultura por intermédio da escola, do clube, da família que irá hospedá-lo e das novas amizades que fará. Abrdaremos além dos conceitos de interculturalidade, o binômio língua-cultura, a relação entre língua, cultura e identidade, comunicação intercultural e competência intercultural. Pretendemos examinar o impacto que o programa de intercâmbio exerce na vida dos participantes ao regressar ao país de origem, o Brasil, na escolha da profissão, no mercado de trabalho, no que se refere a questões pessoais, acadêmicas e profissionais tanto quanto em itens como amadurecimento, tolerância, liderança, respeito, independência, organização, bagagem cultural e desenvolvimento da competência intercultural. O referencial teórico que dá suporte ao estudo concentra-se em conceitos essenciais para o trabalho relacionados à língua, cultura, identidade, comunicação intercultural e competência intercultural além de mobilidade estudantil. Estudiosos como: Kramsch, Hall, Byram, Fleming, Valdes, Signorini, Laraia, Hertsgaard, Nye Júnior, Hanna, Chauí, entre outros. Para atingirmos nossos resultados faremos uma pesquisa que será elaborada a partir de um questionário aplicado a um grupo de estudantes do AFS Intercultural Programs de diversas regiões do Brasil que realizou o intercâmbio nos Estados Unidos em diferentes épocas. O questionário será respondido por meio de e-mails contendo questões de múltipla escolha, com exceção das três últimas questões abertas.
Abstract: This work joins the learning line of research of foreign languages, focusing on English language and the role of interculturalism in the student mobility programs, highlighting the high school program (High School) offered by non-profit organization AFS Intercultural Programs (formerly American Fields Service) based in the United States of America . The main objective of the study is to understand the experience of intercultural acquired an exchange program in the host country, in which the exchange student will live with a native family, will attend a community school, study subjects related to High School; highlight that context living with a new culture for school through, club, family that will host him and new friendships that he will make. Discuss beyond intercultural concepts, the binomial language - culture, the relationship between language, culture and identity, intercultural communication and intercultural competence. The authors examine the impact that the exchange program has on lives of the participants to return to their country of origin, Brazil, in the choice of occupation, in the labor market, in relation to personal, academic and professional issues as well as on items such as maturity, tolerance, leadership, respect, independence, organization, cultural background and development of intercultural competence. The theoretical framework that supports the study focuses on key concepts for language -related work, culture, identity, intercultural communication and intercultural competence as well as student mobility. Scholars such as: Kramsch, Hall, Byram, Fleming, Valdes, Signorini, Laraia, Hertsgaard, Nye Junior, Hanna, Chauí , among others. To achieve our results we'll search to be drawn from a questionnaire administered to a group of AFS Intercultural Programs of students from different regions of Brazil that made the exchange in the United States at different times. The questionnaire will be answered by e-mail containing multiple choice questions , with the exception of the last three open questions.
Palavras-chave: interculturalidade;  língua, cultura;  comunicação intercultural;  competência intercultural;  mobilidade estudantil;  intercultural;  language;  culture;  intercultural communication;  intercultural competence;  student mobility
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: RUDOLF, Lilian. A interculturalidade e os programas de mobilidade estudantil: uma amostragem com participantes do AFS Intercultural Programs. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2204
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13926
Data de defesa: 6-Fev-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2204/1/Lilian%20Rudolf.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.