Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13920
Tipo do documento: Dissertação
Título: Habilidade intercultural e ensino de língua estrangeira: uma amostragem com uso de material autêntico
Autor: Sole, Elen Del
Primeiro orientador: Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Primeiro membro da banca: Philippov, Renata
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Resumo: O presente trabalho visa a contribuir com reflexões sobre o desenvolvimento da competência intercultural no ensino das línguas estrangeiras. O corpus para a análise constituiu-se na observação do comportamento linguístico de um grupo de alunos adultos de aulas de inglês como língua estrangeira (LE) no período de 12 meses. O conteúdo programático foi especialmente elaborado para que ocorressem dinâmicas que propiciassem a interação dos sujeitos envolvidos a saber, a professora como pesquisadora e os alunos enquanto grupo participante, com a finalidade de analisar as habilidades interculturais dos alunos, dentro dos pressupostos da metodologia da pesquisa-ação. Foram apresentadas aos alunos realidades interculturais provenientes de países do Ocidente, além de ênfase no pensamento multicultural. A técnica adotada para a apresentação de realidades interculturais distintas serviu-se de material autêntico, cujo critério de seleção foram temas relaciona dos à política, à economia e ao pensamento criativo. O resultado da observação do comportamento linguístico dos alunos trouxe subcategorias como a generalização, que foi analisada tendo como parâmetro o ensino de língua estrangeira enquanto terceiro espaço de enunciação.
Abstract: This study aims at adding some considerations on the development of intercultural competence in teaching English as a foreign language teaching (TEFL). The corpus under analysis has consisted of the observation of a group of adult students linguistical behavior in English as a foreign language classes within a 12 months ́ period of time. The programme content has been elaborated in such a way that dynamic activities should take place and provide the subjects ́ interaction, that is, the researcher and teacher on one side and the students, on the other side, as the participant group. The purpose has been to analyze students intercultural abilities on the basis of research-action methodology. Intercultural pieces of reality from Western countries, as well as the emphasis on multicultural thought, have been presented to the students. The technique adopted to introduce distinct intercultural pieces of reality has used authentic material and the criterion has involved themes related to politics, economics and creative thinking. Observation of the students linguistical behavior has resulted in subcategories such as generalization, which has been analyzed under the parameter of foreign language teaching as the third space.
Palavras-chave: ensino de inglês como língua estrangeira;  ensino comunicativo;  habilidade intercultural;  material autêntico;  terceiro espaço;  teaching English as a foreign language (TEFL);  communicative language teaching (CLT);  intercultural ability;  authentic material;  third space
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: SOLE, Elen Del. Habilidade intercultural e ensino de língua estrangeira: uma amostragem com uso de material autêntico. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2198
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13920
Data de defesa: 22-Out-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2198/1/Elen%20Del%20Sole.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.