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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do sonho à publicação: o alcance literário das fanfics
Autor: Pinheiro, Nicolle Lemos de Almeida
Primeiro orientador: Trevisan, Ana Lúcia
Primeiro membro da banca: Guimarães, Alexandre Huady Torres
Segundo membro da banca: Furlin, Marcelo
Resumo: A ficção, em suas mais variadas formas, tem o poder de suscitar no ser humano reações que seus próprios autores desconhecem. Os fãs, admiradores de determinada pessoa, personagem, obra ou ideia, se sentem motivados, em um contexto de efervescente criatividade, a traçar seus próprios rumos narrativos em relação à figura que admiram. Como uma dessas manifestações, surgem, então, as fanfics (fan = fãs e fics = de ficção), produções textuais romanceadas que têm como ponto de partida o foco da admiração de um fã. Com o tempo e o advento da internet, o contexto da produção destas histórias ganhou configurações surpreendentes, como a possibilidade de leituras interativas (em que o leitor desfruta da narrativa sob a perspectiva de alguma personagem) e uma organização editorial diferenciada, em que autores e leitores interagem entre si alternando papéis e reduzindo a hierarquia literária típica existente entre emissores e receptores. A atenção com a qualidade textual das histórias escritas e sua publicação seriada trabalho destinado às beta-readers, ou leitoras-beta - também simbolizam um aspecto importante na produção e divulgação das fanfics, levantando o conceito da legitimação literária em um gênero desenvolvido por amadores . Cabe ainda neste cenário um paralelo histórico entre as fanfics e os folhetins franceses responsáveis pela gênese do romance brasileiro: populares, acessíveis, românticos e publicados de maneira seriada, os folhetins democratizaram a leitura ainda no século XIX, fenômeno semelhante ao que ocorre com as fanfics atualmente, no século XXI. Após contemplar a estrutura narrativa interna e o contexto externo que norteia a produção e publicação das fanfics, bem como as relações existentes em seu processo de emissão e recepção e suas possíveis origens históricas, se torna relevante avaliar também os recursos e estratégias literárias utilizadas pelos adolescentes escritores (como pano de fundo para esta avaliação, é utilizada a jornada do herói proposta pelo escritor e cineasta Christopher Vogler, que classifica em 12 os estágios pelos quais o herói ou o protagonista, passa durante sua trajetória).
Abstract: La ficción, en sus diversas formas, tiene el poder de provocar reacciones en los seres humanos que no son conscientes de sus propios autores. Los fans, admiradores de una persona en particular, personaje, trabajo o idea, se sienten motivados, en un contexto de creatividad efervescente, sacar sus propias trayectorias narrativas en relación con la figura que admiran. Como una de estas manifestaciones aparecen, entonces, las fanfics (fan = fan fiction y fics =), producciones textuales románticas que tienen como punto de partida el centro de admiración de un fan. Con el tiempo y el advenimiento de Internet, el contexto de la producción de estas historias gañó ajustes sorprendentes, como la posibilidad de lecturas interactivas (que el lector disfruta de la narrativa desde la perspectiva de un personaje) y una organización editorial distinta, en la que autores y lectores interactuam papeles, reducciendo la jerarquía típica de la literatura existe entre los transmisores y receptores. Atención a la calidad textual de cuentos escritos y su publicación en serie - el trabajo destinado a los beta-readers o lectores beta - también simbolizan un aspecto importante en la producción y difusión de fanfics, elevando el concepto de legitimidad en un género literario desarrollado por "aficionados ". Es también en este escenario un paralelo histórico entre los fanfics y la génesis de las publicaciones seriadas brasileños románticas francesas: popular, asequible, romántico y publicado en serie, series democratizaron la lectura en el siglo XIX, similar al fenómeno que se produce con fanfics hoy, en el siglo XXI. Después de contemplar la estructura narrativa interna y el entorno externo que guía la producción y publicación de fanfics, y existiendo en el proceso de envío y recepción y sus posibles orígenes históricos, se vuelve relevante también evaluar los recursos y las estrategias utilizadas por los escritores literarios adolescentes (como fondo para esta revisión está el viaje del héroe propuesto por el escritor y cineasta Christopher Vogler, que describe las 12 las etapas de que se utiliza el héroe o protagonista en su trayectoria).
Palavras-chave: fanfic;  literatura contemporânea;  ficção adolescente;  jornada do herói;  fanfic;  literatura contemporánea;  fiction adolescente;  viaje del héroe
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: PINHEIRO, Nicolle Lemos de Almeida. Do sonho à publicação: o alcance literário das fanfics. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2197
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13919
Data de defesa: 5-Ago-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2197/1/Nicolle%20Lemos%20de%20Almeida%20Pinheiro.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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