Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13912
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ethos na comunicação institucional: um olhar sobre a Revista Mackenzie
Autor: Nogueira, Déspina Maria Iliadis
Primeiro orientador: Brito, Regina Helena Pires de
Primeiro membro da banca: Almeida, Cleverson Pereira de
Segundo membro da banca: Andrade, Carlos Augusto Baptista de
Resumo: Inserida na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político , esta dissertação, com base nos pressupostos teóricos de Dominique Maingueneau analisa o processo de construção do ethos na comunicação institucional do Mackenzie. Para tanto, recorreu-se ao estudo de dois textos da Revista Mackenzie, os quais abordaram as comemorações de aniversário da Universidade Presbiteriana Mackenzie em dois momentos: os 50 anos e os 60 anos de fundação da Universidade. A pesquisa demonstrou que a cobertura jornalística dessas duas datas importantes na história da Instituição revela um ethos carregado de marcas identitárias. Esses traços aparecem na análise dos aspectos verbal e não verbal, próprios da linguagem institucional da Revista, perpassada por um discurso singular e que corrobora com a imagem comprometida com os valores de uma educação cristã que a Instituição apresenta.
Abstract: Inserted in the line of research "Language, literature and society: discourse in the communication, religious, pedagogic, political discourses", this study, based on theoretical assumptions of Dominique Maingueneau analyses the process of ethos construction in the Mackenzie institutional communication. Thus, we fall back on study of two texts of Mackenzie Magazine, which approach the birthday celebrations of Mackenzie Presbyterian University in two moments: 50 and 60 years of University foundation. This research demonstrated that journalistic coverage of these two important dates in the institution history reveals an ethos that is full of identity marks. These features emerge on the analysis of verbal and nonverbal aspects, typical of the magazine s institutional language, which is pervaded by a unique discourse and underpin the committed image to the values of a Christian education that is presented by that institution.
Palavras-chave: Revista Mackenzie;  ethos;  comunicação institucional;  análise do discurso;  Mackenzie magazine;  ethos;  institutional communication;  discourse analysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: NOGUEIRA, Déspina Maria Iliadis. O ethos na comunicação institucional: um olhar sobre a Revista Mackenzie. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2190
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13912
Data de defesa: 25-Mar-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2190/1/Despina%20Maria%20Iliadis%20Nogueira.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.