Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13910
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crónica del desamor, de Rosa Montero: vozes femininas nos limites da história e da ficção
Autor: Figueira, Verônica Xavier
Primeiro orientador: Trevisan, Ana Lúcia
Primeiro membro da banca: Bridi, Marlise Vaz
Segundo membro da banca: Vieira, Maria Augusta da Costa
Resumo: O trabalho estuda o romance Crónica del desamor (1979), escrito pela jornalista espanhola Rosa Montero, visando à análise da forma de representação literária da situação das mulheres na sociedade espanhola na década de 70, após a ditadura franquista. Apresenta-se um panorama do contexto histórico espanhol, a fim de perceber as formas de poder que imperavam no regime de Franco assim como suas consequências na vida das mulheres. A construção ficcional de Rosa Montero dialoga, de forma explícita, com o referido momento histórico, criando um efeito de realidade a partir da elaboração de personagens femininas que vivenciam um cotidiano marcado pelos questionamentos políticos, morais e também pelos desencantos amorosos. As diferentes formulações discursivas utilizadas para explorar determinados assuntos tabus, assim como as estruturas das orações e a expressão de pensamentos e opiniões da protagonista conseguem criar uma representação verossímil desse conturbado período histórico. O romance estabelece um vínculo estreito com aspectos da crônica, reiterando os diálogos com o fluxo da história, no entanto, constrói uma verdade poética, provocadora de um olhar crítico a respeito da situação feminina na Espanha e questionadora dos limites significativos dos textos literários.
Abstract: El trabajo estudia la narrativa Crónica del desamor (1979), escrito por la periodista española Rosa Montero, visando la análise da forma de representación literária de la situación de las mujeres en la sociedad española en la década de 70, después de la dictadura franquista. Se presenta un panorama del contexto histórico español, a fin de percibir las formas de poder que imperaban en el régimen de Franco así como sus consecuencias en la vida de las mujeres. La construcción ficcional de Rosa Montero dialoga, de forma explícita, con el referido momento histórico, creando un efecto de realidad a partir de la elaboración de personajes femeninas que viven un cotidiano marcado por los cuestionamentos políticos, morales y también por los desencantos amorosos. Las diferentes formulaciones discursivas utilizadas para explorar determinados temas tabus, así como las estructuras de las oraciones y la expresión de pensamientos y opiniones de la protagonista consiguen crear una representación verosímil de este conturbado periodo histórico. La narrativa establece un estrecho vínculo con aspectos de la crónica, reiterando los diálogos con el flujo de la historia, sin embargo, construye una verdad poética, provocadora de una mirada crítica a respeto de la situación femenina en España y cuestionadora de los límites significativos de los textos literários.
Palavras-chave: escrita de autoria feminina;  Espanha;  ficção;  franquismo;  história;  Rosa Montero;  escrita de autoria femenina;  España;  ficción;  franquismo;  história;  Rosa Montero
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: FIGUEIRA, Verônica Xavier. Crónica del desamor, de Rosa Montero: vozes femininas nos limites da história e da ficção. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2188
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13910
Data de defesa: 10-Dez-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2188/1/Veronica%20Xavier%20Figueira.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.