Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13895
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
Autor: Cavalcante, Márcia Vandineide
Primeiro orientador: Brito, Regina Helena Pires de
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Segundo membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: Nesta dissertação descrever-se-á como se deu o processo de planejamento e implementação do Curso de Português Instrumental (CPI) para professores da Pré-Escola de Díli, ocorrido entre fevereiro de 2008 e outubro de 2010. Tem-se como objetivo geral, a partir da análise de memoriais produzidos por participantes do CPI, verificar em que medida o Curso se tornou relevante para os docentes em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa e em sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de experiência, por entender-se que essa é a mais adequada para o tipo de estudo realizado e que facilitará a compreensão do Curso e a análises dos resultados nele obtidos. Com este estudo, percebeu-se a necessidade de uma contextualização do ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste e a importância de se estabelecer relação entre o ensino de Português para professores timorenses e a sua prática pedagógica. Além disso, a pesquisa considera como fatores imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem de LP em Timor-Leste: valorizar a cultura local e a variedade do português timorense e buscar na língua Tétum aspectos facilitadores para o aprendizado da Língua Portuguesa.
Abstract: In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning.
Palavras-chave: ensino de língua portuguesa;  educação;  lusofonia;  Timor-Leste;  East Timor;  education;  lusophony;  Portuguese language teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2173
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13895
Data de defesa: 12-Jun-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2173/1/Marcia%20Vandineide%20Cavalcante.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.