Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13881
Tipo do documento: Dissertação
Título: A lenda de Hannibal Lecter: um estudo da carnavalização nos filmes o silêncio dos inocentes, Hannibal e dragão vermelho
Autor: Doiche, Eliana Pardo Pulz
Primeiro orientador: Lopondo, Lílian
Primeiro membro da banca: Ignatti, Angela Sivalli
Segundo membro da banca: Atik, Maria Luiza Guarnieri
Resumo: O objetivo desta dissertação é o estudo da personagem Hannibal Lecter nas narrativas fílmicas O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho. Para tanto, focalizamos a personagem sob dois aspectos: o primeiro se relaciona com sua construção. Estudamos os movimentos de câmera e os ângulos de focalização da câmera. Alguns outros elementos da linguagem fílmica, como os ruídos e a música, foram citados quando os mesmos eram muito relevantes para a composição da personagem. O segundo trata do dialogismo, da ciência das relações , conforme formulada por Bakhtin. Buscamos, assim, apreender os momentos em que as personagens tomam consciência de sua identidade. Os procedimentos narrativos comuns ao corpus evidenciam que a concepção de mundo dos filmes se sustenta sobre a carnavalização. Por meio das imagens carnavalizadas, estamos diante de um mundo às avessas, onde as verdades e as identidades são relativas.
Abstract: The goal of this dissertation is the study of the character Hannibal Lecter in filmic narratives The Silence of the Lambs, Hannibal and Red Dragon. To this end, we focus on the character in two ways: the first relates to its construction. We studied the movements of the camera, the camera angles and focus of the camera. Some other elements of film language, such as noise and music were cited when they were very relevant to the composition of the character. The second deals with the dialogue, the science of relations , as formulated by Bakhtin. We seek thus to seize the moments when the characters become aware of their identity. The narrative procedures common to the corpus show the conception of the film world stands on the carnavalization. Through the images carnivalized, we are faced with a topsy-turvy world where the truths and identities are relative.
Palavras-chave: câmera;  Bakhtin;  dialogismo;  carnavalização;  Hannibal Lecter;  camera;  Bakhtin;  dialogism;  carnavalization;  Hannibal Lecter
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2159
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13881
Data de defesa: 17-Fev-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2159/1/Eliana%20Pardo%20Pulz%20Doiche.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.