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Tipo do documento: Dissertação
Título: A carnavalização da morte nas intermitências da morte, de José Saramago, e em noiva cadáver, de Tim Burton: um estudo dialógico
Autor: Oliveira, Júlia de Carvalho Almeida
Primeiro orientador: Atik, Maria Luiza Guarnieri
Primeiro membro da banca: Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Segundo membro da banca: Morais, Osvando José de
Resumo: O presente trabalho visa a apresentar, à luz da concepção bakhtiniana de linguagem, o diálogo intersemiótico entre o romance do português José Saramago, As Intermitências da morte (2005), e a animação produzida por Tim Burton, A Noiva cadáver (2005). Examinar-se-á, por meio dos estudos comparados, a morte carnavalizada em ambos os textos, a fim de identificar como ocorre o processo de carnavalização. Desse modo, o estudo não se deterá apenas à semelhança temática das obras, mas, também, no posicionamento ideológico de seus autores e na visão de mundo que pode ser observada nas narrativas ficcionais. O trabalho propõe um exercício de análise entre diferentes sistemas sígnicos, em que será possível conhecer as especificidades de cada texto artístico, além de seus modos de produção. Para tanto, serão utilizados como referencial bibliográfico, além do princípio dialógico bakhtiniano, os estudos, sobretudo, de Mikhail Bakhtin acerca dos conceitos de carnavalização e grotesco.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo presentar, a la luz de la concepción bakhtiniana del lenguaje, el diálogo intersemiótico entre la novela del portugués José Saramago, As Intermitencias da morte (2005), y la animación producida por Tim Burton, A Noiva cadáver (2005). En él se examinarán, por medio de los estudios comparativos, La muerte carnavalizada en ambos textos con el fin de identificar cómo se produce El proceso de carnavalización. Así, el estudio no se detiene en la similitud temática de las obras, sino también en la postura ideológica de sus autores y la visión del mundo que se puede ver en los relatos de ficción. El trabajo propone un ejercicio analítico entre los sistemas de signos diferentes, en que será posible conocer lãs particularidades de cada texto artístico y sus modos de producción. Para ello, se utilizará como referencial bibliográfico, así como el principio dialógico bakhtiniano, los estudios, sobre todo, de Mikhail Bakhtin, sobre los conceptos de carnavalización y grotesco.
Palavras-chave: Saramago;  Tim Burton;  dialogismo;  carnavalização, morte;  Saramago;  Tim Burton;  dialogismo;  carnavalización;  muerte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2156
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13878
Data de defesa: 29-Ago-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2156/1/Julia%20de%20Carvalho%20Almeida%20Oliveira.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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