Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13876
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização dos gêneros textuais no desenvolvimento da leitura em espanhol como língua estrangeira: material didático e documentos oficiais
Autor: Morais, Bárbara Baldarena
Primeiro orientador: Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Primeiro membro da banca: Corrêa, Lilian Cristina
Segundo membro da banca: Bottaro, Silvia Etel Gutierrez
Resumo: Este trabalho trata da utilização dos gêneros textuais no desenvolvimento da leitura em espanhol como língua estrangeira (ELE). Nos primeiros passos da pesquisa, para atingir esse objetivo, deparamo-nos com textos legais, apreciações de pesquisadores e teóricos que sustentaram nosso julgamento de que o desenvolvimento da leitura em ELE pode, ou melhor, deve ser feito por meio de textos representando gêneros textuais diversificados. A fim de confirmar nossa intenção, entramos em contato com duas coleções de materiais didáticos (Prefiero Español e Expansión). A análise com a qual evidenciamos nosso embasamento teórico permitiu aproximar-nos do trabalho feito pelos documentos que regem a educação brasileira, demonstrando suas aflições e considerações a respeito das expectativas almejadas na formação escolar dos alunos para o mundo contemporâneo. Essa mesma análise, também nos permitiu refletir sobre a necessidade e a importância do conhecimento do docente de conceitos expostos ao longo dessa pesquisa, assim como a delimitação da sequência didática na hora da adoção de um material didático que está à venda. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que acreditamos possam vir a constituir-se numa forma de auxílio da difícil tarefa da escolha por uma coleção didática a ser trabalhada em todo o ano letivo, dando algumas informações sobre as deficiências que encontramos nas coleções selecionadas e o que isso pode acarretar no desenvolvimento do trabalho do docente com os alunos.
Abstract: Este trabajo trata sobre el uso de tipos de texto en el desarrollo de la lectura en español como lengua extranjera (ELE). En los primeros pasos de la investigación, para lograr este objetivo, nos encontramos con textos legales, estudios de investigadores y teóricos que argumentan a respecto del desarrollo de la lectura a través de textos representando géneros textuales diversificados. Para confirmar nuestra intención, nos pusimos en contacto con dos colecciones de materiales didácticos (Prefiero Español y Expansión). El análisis se compraba con nuestro enfoque realizado por los documentos que guían la Educación Brasileña, demostrando su aflicción y las consideraciones sobre la formación de las expectativas deseadas de los alumnos para el mundo contemporáneo. El análisis también nos permite reflexionar sobre la necesidad y la importancia del conocimiento de la enseñanza de los conceptos expuestos en esta investigación, así como la delimitación de la secuencia de instrucciones en el momento de la adopción de material educativo que está a la venta. Con base en la información obtenida algunas consideraciones que creemos que puede constituir una forma de ayuda a la difícil tarea de elegir una colección de material didáctico, dando alguna información acerca de las deficiencias que se encuentran en las colecciones seleccionadas, resultando en el malo desarrollo de la labor de los profesores con los estudiantes.
Palavras-chave: ensino de espanhol como língua estrangeira;  gêneros textuais;  leitura;  materiais didáticos;  documentos oficiais;  enseñanza de español como lengua extranjera;  géneros textuales;  lectura;  materiales didácticos;  documentos oficiales
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2154
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13876
Data de defesa: 16-Mar-2012
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2154/1/Barbara%20Baldarena%20Morais.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.