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Tipo do documento: Dissertação
Título: Revisitando os contos maravilhosos: um estudo das novas tensões do gênero
Autor: Aveiro, Valéria da Rocha
Primeiro orientador: Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Primeiro membro da banca: Santos, Elaine Cristina Prado dos
Segundo membro da banca: Caniato, Benilde Justo Lacorte
Resumo: O estudo que aqui se apresenta realiza a análise dos contos O jovem rei (The young king), de Oscar Wilde, e A bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector, por meio de uma abordagem que considera tais textos como sendo diálogos com os contos maravilhosos. Destaque-se o conto de fada tradicional A bela e a fera, que é tomado como ponto de partida e chegada quanto à estrutura e conteúdo dos mencionados textos, devido às analogias que podem ser estabelecidas entre si. Focada a temática existencialista relativa às questões de aparência e essência, parte-se para uma reflexão sobre a linguagem da arte dialogando com a cultura. Lêem-se os textos estabelecendo-se uma ponte com os mitos de Narciso e Adônis, constituída por uma relação intersemiótica com pinturas que tratam de releituras destes mitos. As personagens dos contos são re-significadas, mais uma vez, com o olhar que se estende para as telas Vênus e Adônis, de Peter Paul Rubens e Narciso, de Caravaggio instaurando outros cotejos. Para atingir as estruturas profundas dos textos, verbais e não-verbais, e examinar os mecanismos intertextuais, foram utilizadas teorias relacionadas à filosofia da linguagem, aos conceitos estéticos que norteiam as leituras dos contos maravilhosos e dos elementos míticos.
Abstract: This study concerns about the analysis of the tales The young king, by Oscar Wilde, and The beauty and the beast or the too big wound, by Clarice Lispector, through the treatment that considers such texts as dialogues with folk tales. It enphasizes the tradicional fairy tale The beauty and the beast, that is considered as a starting point and arrival in relation to the mentioned structures and contents of the texts, according to the analogies that can be estabilished amongst them. With focus on the existencialist subject related to the questions of appearance and essence, its possible to arrive to a reflexion about the language of the art which has a dialogue with the culture. The texts are read stablishing a linking between the myths Narciso and Adonis which shows an intersemiotic relashionship with pictures that reveal the myths.The characters of the tales get a new meaning when they are looked at the pictures of Vênus and Adônis by Peter Paul Rubens, and Narciso by Caravaggio. To grasp the deep structures of the texts, verbal or noverbal, and to exam the intertextuality of the mecanisms, it was used theories related to filosophy of the language, to aesthetics concepcions that guide the reading of folktales and the mythical elements.
Palavras-chave: conto maravilhoso;  dialogismo;  intersemiótica;  fairy tales;  dialogism;  intersemiotic
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: AVEIRO, Valéria da Rocha. Revisitando os contos maravilhosos: um estudo das novas tensões do gênero. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2150
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13872
Data de defesa: 7-Fev-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2150/1/Valeria%20da%20Rocha%20Aveiro.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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