Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Hipermídia: novo formato para o conhecimento
Autor: Zanutto, Silvia Helena Firmino
Primeiro orientador: Azevedo, Wilton Luiz de
Primeiro membro da banca: Bairon, Sérgio
Segundo membro da banca: Antônio, Jorge Luiz
Resumo: A presença do computador na instituição escolar é uma realidade incontestável e crescente. O presente trabalho sugere a aplicabilidade pedagógica dos recursos digitais, propondo a utilização da hipermídia e das tecnologias da informação e comunicação para apoiarem o processo de ensino-aprendizagem. Mostra, também, a mudança de suporte de escrita no transcorrer do tempo: do óstraco à escritura digital. Aponta a adequação do profissional em educação a um novo caminho, alterando um modelo cristalizado de educação, onde só o professor é o detentor do conhecimento. Nesta nova rota, o profissional passará a exercer uma outra postura: de professor-orientador da aprendizagem. O estudo investigou o processo da transposição do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos para as páginas da Internet, executado por quatro turmas de sétima série do Ensino Fundamental, objetivando relatar a experiência do uso das redes eletrônicas como recurso didático em potencial. O estudo aponta considerações a respeito do trabalho do professor, do aluno e a força das tecnologias digitais na educação. Por meio deste estudo, constatou-se que ocorreu significativo envolvimento do grupo com o trabalho desenvolvido. Percebeu-se também um grau maior de interação entre professores e alunos, quando se apropriaram dos recursos de linguagem dos ambientes virtuais na Internet.
Abstract: The computer s presence in the educational institution is an unquestionable and growing reality. This work suggests the pedagogical applicability of digital resources, proposing the usage of hypermedia together with information and communication technologies to support the teaching-learning process. It also shows the support change of writing through time: from ostracles to digital writing. It points out the educational professional molding to a new way, changing a crystallized educational model, in which only the teacher holds the knowledge. In this new route, the professional will execute a new posture: of a guide-teacher in the learning process. The study investigated the transpositional process of the book Vidas Secas from Graciliano Ramos to internet pages, executed by four groups of the 8th grade (mainly 13-year-old students), willing to report the experience of the usage of electronics networks as a possible didactics resource. The study mentions considerations related both to the teacher and student s work, and also the fierce of digital technologies in education. Beyond this study, it was noticed that a significant involvement of the group with the work performed occurred. It was also clear that there was a greater level of interaction between teachers and students, when they got the language resources of the internet virtual environments.
Palavras-chave: hipermídia;  ensino-aprendizagem;  papel do professor;  hypermedia;  teaching-learning process;  the teacher s role
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: ZANUTTO, Silvia Helena Firmino. Hipermídia: novo formato para o conhecimento. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2149
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13871
Data de defesa: 15-Mai-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2149/1/Silvia%20Helena%20Zanutto.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.