Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13864
Tipo do documento: Dissertação
Título: A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical
Autor: Bogossian, Pedro Paulo
Primeiro orientador: Barros, Diana Luz Pessoa de
Primeiro membro da banca: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Segundo membro da banca: Vendramini, José Eduardo
Resumo: A presente dissertação aborda questões referentes à sincretização da linguagem musical à cena teatral. A partir da ideia de jogo entre as substâncias sensoriais, do contracenar entre diversos planos da expressão, visamos a descrever, nos planos da expressão e do conteúdo da enunciação teatral, de que modo a música se organiza e contribui para a construção da narrativa e do discurso cênicos. O corpus desta pesquisa constitui-se da gravação em vídeo de uma cena escolhida dentre vários espetáculos do grupo teatral paulistano Circo Grafitti. O trabalho da companhia se caracteriza por montagens que cultivam o gênero da comédia musical, sempre inéditas, em processo colaborativo no trabalho de pesquisa, composição ou adaptação de textos e canções. O quadro teórico utilizado para proceder à análise é o da Semiótica de linha francesa, greimasiana, por esta trabalhar com o plano de conteúdo dos textos em diversos planos de expressão e com a sincretização no plano da expressão, bem como por entender o texto como uma organização que produz efeitos de sentido.
Abstract: This dissertation addresses issues related to the syncretization of the musical language to the dramatized scene. Considering the idea that there is a game between the sensory substances, from an act in concert among different expressed plans, we intend to describe, in the expressed plans and in the purport of the drama enunciation, how the music is organized and how it contributes to the construction of the scenic narrative and speech. The corpus of this research is a video recording of a scene chosen among various performances of a theater group from São Paulo, Circo Grafitti. Their work is characterized by musical comedy plays, that have not been performed yet, and they are produced based on a collaborative research, composition or adaptation of scripts and songs. The theoretical framework of the analysis of this dissertation is the French Semiotics by Greimas, because it considers the purport plan of the texts in several planes of expression as well as the syncretization in terms of expression, also it understands the script as an organization which carries the effects of meaning.
Palavras-chave: comédia musical;  sincretismo;  semiótica discursiva;  musical comedy;  syncretism;  semiotics discourse
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: BOGOSSIAN, Pedro Paulo. A música no teatro: o sentido do jogo na comédia musical. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2141
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13864
Data de defesa: 7-Fev-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2141/1/Pedro%20Paulo%20Bogossian.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.