Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13847
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística
Autor: Lacerda, Viviane Nery
Primeiro orientador: Brito, Regina Helena Pires de
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Segundo membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Resumo: A presente dissertação tem como propósito mostrar como o gênero canção pode ser utilizado como facilitador e motivador nas aulas de português (língua materna), uma vez que para se alcançar um resultado eficaz no processo de ensino e aprendizagem é necessário que desenvolva não só de forma a dar conta de um conteúdo, mas também que o faça de modo criativo. Com base nos fundamentos da Educação Linguística, este trabalho propõe-se a analisar a presença da canção na coleção didática mais adotada pela rede pública para o Ensino Fundamental II, Português: linguagens, segundo dados do PNLD 2011. Observou-se pela análise da coleção, que, em muitos casos a canção é utilizada de uma maneira superficial e fragmentada; em outros as atividades propostas não se relacionam com o conteúdo do capítulo, no qual estão inseridas, nem tampouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas para as séries em questão. Do ponto de vista teórico, este estudo fundamenta-se na obra de estudiosos como: Bechara (2009), Travaglia (2003; 2006), Marcuschi (2005, 2008), Costa (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). A partir da análise crítica, esta dissertação apresenta, nos moldes da Educação Linguística, quatro sequências didáticas, como sugestões para que o professor desenvolva atividades contextualizadas e significativas para o aluno, a partir do gênero canção.
Abstract: The purpose of the present thesis is to demonstrate how the gender song can be employed as a facilitator and motivator in the Portuguese classes (mother tongue), inasmuch as reaching an effective result in the learning-teaching process requires the development of the complete content, in a comprehensive and creative manner. Based on the fundamentals of the Linguistic Education, this study intends to analyse the collection of the textbooks most widely used in public Middle Schools, Português: linguagens, according to PNLD Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) 2011. It was observed that in some cases, the approach employed in classroom with the gender song was superficial and fragmented; in other cases, the activities proposed had no connection with the content of the chapter in which such activities were inserted, nor either contributed to the development of the abilities and competences expected from students in such grades. The theoretic stand point of this study is grounded in the work of scholars such as: Bechara (2006), Travaglia (2003; 2006), Marcuschi (2005, 2008), Costa (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010). From the critical analysis, this thesis presents along the lines of Linguistic Education, four teaching sequences, as suggestions for teachers to develop contextualized and meaningful activities to students, employing the gender song.
Palavras-chave: educação linguística;  ensino;  gênero;  canção;  língua portuguesa;  linguistic education;  teaching;  gender;  song;  portuguese language
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: LACERDA, Viviane Nery. O ensino do gênero canção em aulas de língua portuguesa: um estudo de educação linguística. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2124
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13847
Data de defesa: 7-Dez-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2124/1/Viviane%20Nery%20Lacerda.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.