Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13839
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um conto e vários encontros
Autor: Nicola, Nilton Cesar
Primeiro orientador: Pinto, Elisa Guimarães
Primeiro membro da banca: Lajolo, Marisa Philbert
Segundo membro da banca: Zapparoli, Zilda Maria
Resumo: O presente projeto nasceu do interesse do pesquisador por novos paradigmas para o ensino e por implementar uma proposta didático-pedagógica transdisciplinar. Neste caso a proposta consistiu na leitura crítica, através de diferentes perspectivas, de um conto de Machado de Assis. Postulou-se, com base nas ideias de Edgar Morin, a complexidade das relações entre as diferentes áreas do conhecimento e se questionaram padrões reducionistas, característicos da filosofia de ensino tradicional. Contextualizar e integrar foram os objetivos do trabalho desenvolvido com os professores de Leitura e Produção de Textos, Filosofia, Sociologia, Psicologia e História, disciplinas que compõem, juntamente com Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), a matriz curricular do primeiro semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Tecnológicas do Litoral Sul/FACSUL. Projetos transdisciplinares como este, aplicáveis em todos os níveis, objetivam religar as áreas do conhecimento e valorizar o diálogo entre os saberes, de forma significativa e contextualizadora.
Abstract: This project became real due to the researcher's interest in new approaches to teaching and in implementing a transdisciplinary teaching proposal. In this case, the proposal consisted of a reading assignment, under different perspectives, of a Machado de Assis's short story. The project was based on Edgar Morin's ideas of the complexity of knowledge of different subjects, and traditional school's simplistic approaches to learning, were questioned. Contextualizing and integrating were the objectives of the work developed by teachers of Reading and Writing Texts, Philosophy, Sociology, Psychology, History , subjects that together with Academic-Scientific and Cultural Activities, are part of the freshman year of the School of Pedagogy at "Faculdade de Ciências Aplicadas e Tecnológica do Litoral Sul/FACSUL". Transdisciplinary projects of such kind may be applicable at any school level, aiming to create a valuable dialogue between areas of knowledge, and also to achieve a more significant and contextualized learning.
Palavras-chave: didática;  ensino;  contextualizar;  integrar;  leitura;  transdisciplinar;  contextualize;  didactic;  integrate;  reading;  teaching;  transdisciplinary
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2116
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13839
Data de defesa: 10-Ago-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2116/1/Nilton%20Cesar%20Nicola.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.