Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13829
Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso da apresentação dos livros didáticos: um estudo semiótico
Autor: Almeida, Etienne Fantini de
Primeiro orientador: Barros, Diana Luz Pessoa de
Primeiro membro da banca: Hilgert, José Gaston
Segundo membro da banca: Campos, Norma Discini de
Resumo: Este trabalho teve por finalidade evidenciar como se constrói o discurso dos textos de Apresentação dos livros didáticos e quais as estratégias utilizadas pelos autores a fim de atingir seus objetivos diante de seus leitores. Optou-se por analisar o discurso presente nos textos de Apresentação dos livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes níveis de ensino recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (PNLD / PNLEM - 2009). Para o exame desse texto, privilegiou-se a Teoria da Semiótica Discursiva, de origem francesa e desenvolvida por Algirdas Julien Greimas. Optou-se pelo estudo semiótico devido ao fato de a Semiótica propor teoria e método para explicar os sentidos do texto, bem como as estratégias e os procedimentos discursivos utilizados para a construção desses sentidos. Foi dada ênfase, ainda, entre outros procedimentos, aos efeitos de sentido de oralidade presentes no texto escrito e a escolha de determinados gêneros do discurso. A oralidade e o gênero discursivo foram examinados na perspectiva da teoria semiótica, como estratégias de persuasão do modelo semiótico de análise. Os textos de Apresentação foram comparados considerando seus níveis de ensino e suas áreas do conhecimento. Tais comparações foram feitas com a finalidade de verificar como o texto produz significados para seu leitor e de compreender quais os valores disseminados nesses textos.
Abstract: This paper aims to show how to build the discourse of text Presentation of textbooks and the strategies used by authors to achieve their goals before their readers. We chose to analyze the discourse in the texts of Presentation of textbooks in different areas of knowledge and different levels of education recommended by the National Textbook of Primary and Middle School (PNLD / PNLEM - 2009). For the examination of this text, the emphasis has been the Discourse Theory of Semiotics of French origin and developed by Algirdas Julien Greimas. We chose the semiotic study due to the fact that semiotic theory and method proposed to explain the meanings of the text and the discursive strategies and procedures used to construct these meanings. Emphasis was also, among other procedures, the effects of sense of orality in the text written and the choice of certain kinds of speech. Orality and genre were examined from the perspective of semiotic theory, strategies of persuasion as the model of semiotic analysis. Presentations of the texts were compared regarding their education levels and their areas of knowledge. Such comparisons were made in order to see how the text produces meaning for your reader to understand and spread the values which these texts.
Palavras-chave: apresentação;  livro didático;  semiótica;  discurso;  presentation;  textbook;  semiotics;  speech
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2105
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13829
Data de defesa: 18-Fev-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2105/1/Etienne%20Fantini%20de%20Almeida.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.