Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13828
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sintaxe: eixo da textualidade
Título(s) alternativo(s): Syntax: hub of textuality
Autor: Silva, Cassilda Nunes Dutra da
Primeiro orientador: Pinto, Elisa Guimarães
Primeiro membro da banca: Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Segundo membro da banca: Elias, Vanda Maria da Silva
Resumo: Muito se tem falado e escrito sobre a dificuldade apresentada pelos alunos na produção de textos com coesão e coerência, ou seja, com textualidade. Levantou-se, então a hipótese de que o não conhecimento das regras básicas da sintaxe da língua influencia, consideravelmente, a produção de textos coesos e coerentes. O corpus analisado nesta pesquisa foi composto por redações do ENEM, exame que avalia as habilidades e competências de alunos concluintes da educação básica. Buscou-se, portanto, identificar os problemas presentes nas produções de textos de alunos e refletir sobre a prática no ensino de língua portuguesa. A pesquisa teórica e a análise do corpus comprovaram a hipótese levantada. É possível, pois, considerar a sintaxe como o eixo da textualidade. Diante das dificuldades identificadas na análise do corpus, buscou-se apresentar algumas estratégias de ensino que podem instrumentalizar o aluno a adquirir a capacidade comunicativa por meio de textos escritos.
Abstract: Much has been said and written about the difficulty presented by the students in the production of texts with coherence and cohesion, i.e. textuality. The corpus analyzed in this study was composed of ENEM essays, an examination that assesses the skills and abilities of students graduating from basic education. It was searched, therefore, to identify the problems in the productions of texts by students who, theoretically, are ready to attend university. The theoretical research and analysis of the corpus support the hypothesis that the lack of knowledge of basic rules of syntax of the language influences considerably the cohesion and coherence, essential factors to the textuality. It is possible, therefore, to consider the syntax as the hub of textuality. Given the difficulties identified in the corpus analysis, we attempted to present some teaching strategies that can equip the student to acquire the ability to communicate through written texts.
Palavras-chave: sintaxe;  coesão;  coerência;  textualidade;  syntax;  cohesion;  coherence;  textuality
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2104
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13828
Data de defesa: 25-Fev-2011
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2104/1/Cassilda%20Nunes%20Dutra%20da%20Silva.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.