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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mitodrama do fogo: o discurso mítico e duplicado em Nória e Prometeu de Armando Nascimento Rosa
Autor: Lanzoni, Edson Roberto
Primeiro orientador: Lopondo, Lílian
Primeiro membro da banca: Santos, Elaine Cristina Prado dos
Segundo membro da banca: Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaio
Resumo: Na peça Nória e Prometeu (2005), de autoria do português Nascimento Rosa, surgem, no palco-texto, figuras como Prometeu, Nória, Adão e Eva e elementos da ficção científica. Diante disso, busca-se responder: quem é esse novo Prometeu? Como se reorganizam os elementos arcaicos no discurso contemporâneo? Este trabalho investiga, com base na recontextualização mítica, como é construído o mito de Prometeu na dramaturgia de Nascimento Rosa. Para tanto, examina, comparativamente, os mitos nele presentes no intuito de demonstrar como se aproximam e/ ou se distanciam do paradigma de que se vale. Seu fundamento teórico reside nos estudos discursivos de Mikhail Bakhtin, principalmente nas obras A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (2008a) e Problemas da poética de Dostoievski (2008b). Conclui-se que Nascimento Rosa apresenta um texto teatral que amplifica, eleva e rebaixa a significação do roubo do fogo, criando um Prometeu que não é mais titã, não é divino nem humano.
Abstract: In the play Nória e Prometeu (2005), by the Portuguese playwright Nascimento Rosa, there are, characters like Prometheus, Noria, Adam and Eve and Science fiction´s elements which allow the question: who is this new Prometheus? How are the archaic elements reorganized in the contemporary speech? It is in the mythical recontextualization that this paper finds the playwright´s text. It compares the myths in order to demonstrate how they come close and/or they distance from the paradigms by examining the relationships between the self and the other in the play, in order to check how myth is reconstructed today. Its theoretical basis are the discoursive studies from Mikhail Bakhtin, specially in the works The popular culture in the Middle Ages and in the renascence (2008a) and Problems of Dostoevsky´s Poetics (2008b). We can conclude that Nascimento Rosa shows a theatrical text that amplifies, raises and lets down the signification of robbery of the fire and it creates a Prometheus that is not titan anymore, he is neither divine nor human.
Palavras-chave: teatro;  mito;  duplo;  dialogismo;  theater;  myth;  double;  dialogism
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2097
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13821
Data de defesa: 20-Dez-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2097/1/Edson%20Roberto%20Lanzoni.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Dissertações - CCL Higienópolis

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