Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13812
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa como instrumento de leitura e de produção autoral |
Autor: | Pessoa, Alberto Ricardo |
Primeiro orientador: | Alvarez, Aurora Gedra Ruiz |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Alexandre Huady Torres |
Segundo membro da banca: | Ignatti, Angela Sivalli |
Terceiro membro da banca: | Santos Neto, Elydio dos |
Quarto membro da banca: | Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho |
Resumo: | A tese deste trabalho defende que no ensino médio se apresente um estudo crítico acerca do uso das histórias em quadrinhos como recurso educacional e meio de expressão em aulas de Língua Portuguesa, como recomendam a LDB e os PCN desta disciplina, que se referem à utilização do ensino dos gêneros textuais. Não é mais aceitável que se continue a trabalhar com essa linguagem em sala de aula, apenas como estratégia para ensinar conteúdos. Desenvolvendo as idéias de Will Eisner, Irandé Antunes e Paulo Ramos, consideramos que os alunos podem aprender fundamentos da Língua Portuguesa, o uso da língua, tanto no seu cotidiano quanto na literatura a par da leitura de textos verbais e não verbais, em suas mais variadas formas de intersecção como as histórias em quadrinhos propiciam, bem como o domínio de uma linguagem que desenvolva a capacidade de expressão e de comunicação. Para isso, é necessário que o ensino de histórias em quadrinhos seja abrangente como é o ensino da gramática, da literatura e da redação. Propõe-se, nesta tese, que se introduzam os alunos ao estudo dos recursos de construção das histórias em quadrinhos, dos seus estilos, que se fale de seus autores, do seu contexto social e que se apresentem propostas pedagógicas para poder trabalhar os quadrinhos como uma atividade interdisciplinar. Dentro desta linha de pensamento, esta tese se apresenta com o objetivo de oferecer subsídios para o estudo das histórias em quadrinhos, nos seus variados gêneros, com o fito de desenvolver as competências de leitura, de oralidade e de escrita dos elementos verbais e não verbais. Pretende-se que este novo modo de estudar os quadrinhos traga ao aluno o prazer de ler e de criar essa mídia. |
Abstract: | The thesis of this work defeats a critical study about the usage of comics as an educational research and a way of expression in Portuguese Language classes of regular school. It is recommended by two documents that rules this subject, LDB (Lei de Diretrizes e Bases) and PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), when they refer to the usage of a variety of textual genres. Considering this, it is not possible to keep working with this language in classes only as a strategy to teach contents. Developing the ideas of Will Eisner, Irandé Antunes and Paulo Ramos, we consider students are able to learn aspects and principles of the Portuguese Language, in its usage, as much in daily activities as in literature through reading verbal and nonverbal texts, in your many ways of intersection that comics provide, besides the domain of a language that develops the capacity of expression and communication. To this, it is necessary comics teaching to be as deep as it is the grammar, literature and writing teaching. At this thesis is proposed to introduce students to the studying of comics building resources, its styles, to mention its authors, social contexts and to present pedagogical proposes that allows comics to be worked as an interdisciplinary activity. Following this line of thought, this thesis has the objective of supporting the study of comics, in its variety of genres, intending to develop reading competencies, orality and writing of verbal and nonverbal elements. It is intended this new way of studying comics brings to students the pleasure of reading and creating this media. |
Palavras-chave: | história em quadrinhos; educação; interdisciplinaridade; comics; education; interdisciplinarity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
Sigla da instituição: | UPM |
Departamento: | Letras |
Programa: | Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2763 http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13812 |
Data de defesa: | 4-Fev-2011 |
metadata.dc.bitstream.url: | http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2763/1/Alberto%20Ricardo%20Pessoa1.pdf http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2763/2/Alberto%20Ricardo%20Pessoa2.pdf |
Aparece nas coleções: | Letras - Teses - CCL Higienópolis |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.