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Tipo do documento: Tese
Título: A mulher fatal e O que fazem mulheres: a representação da figura feminina na narrativa camiliana
Autor: Cunha, Maria de Lourdes da Conceição
Primeiro orientador: Lopondo, Lílian
Primeiro membro da banca: Berrini, Beatriz
Segundo membro da banca: Junqueira, Maria Aparecida
Terceiro membro da banca: Santos, Elaine Cristina Prado dos
Quarto membro da banca: Pereira, Helena Bonito Couto
Resumo: O romance romântico, caracterizado por enredos repletos de aventuras amorosas convertidas em grandes paixões que culminavam em finais felizes ou manutenção da fidelidade dos amantes por meio da morte, foi, no século XIX, uma das principais formas de diversão difundidos por meio dos folhetins. É dessa ficção romântica que se constitui esta pesquisa pautada no estudo dos romances O que fazem mulheres e A mulher fatal de Camilo Castelo Branco. Por meio de personagens femininas apaixonadas e envolvidas pelos homens que as dominavam, o autor romântico imputou castigos, tristezas, traições e abandonos, resultantes da situação de dependência, servilismo ou falta de autonomia da figura feminina. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é pontuar as diferentes construções das personagens femininas e de seus destinos, comandados pela norma comportamental que a elas era determinada, avaliando os resultados da passividade ou da reação frente ao destino que lhe era determinado pelas mãos masculinas.
Abstract: The romantic novel, characterized by plots full of love affairs ended up in great passions which culminated in happy endings or the maintenance of lover´s faithfulness through death, was in the 19th century one of the main forms of fun disseminated by feuilletons . It´s of that romantic fiction that this research is constituted based on the study of the novels O que fazem mulheres and A mulher fatal by Camilo Castelo Branco. Through female characters in love, involved by men who had dominated them, the romantic author determined punishments, sadness, betrayals and abandonment resulting from the female figure´s dependency, obedience or lack of autonomy. Thus, the main aim of this work is show the different formations of the female characters and their fates, controlled by the behaviorist rule which was attributed to them, assessing the results of passivity or the reaction before destiny which was determined by male hands.
Palavras-chave: romantismo;  literatura portuguesa;  Camilo Castelo Branco;  personagens femininas;  romantism;  portuguese literature;  Camilo Castelo Branco;  female characters
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2371
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13808
Data de defesa: 25-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2371/1/Maria%20de%20Lourdes%20da%20Conceicao%20Cunha.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

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